ABAIXO OS SEGUIDORES DESTE BLOG OBRIGADO POR ACOMPANHAR NOSSO BLOG.

Seguidores

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Você sabe, o que é Apostilamento de diploma. (CNS/CES).


Gostaria de falar com os estudantes de pedagogia como eu, que existe o apostilamento de diplomas.
Uma vez na aula de legislação educacional, nosso professor falou sobre o apostilamento de diplomas. Mas o que vem a ser este ato.
Apostilamento de diplomas
É o registro feito no diploma quando o aluno apresenta conclusão de estudos adicionais.
O apostilamento de estudos adicionais de cursos concluídos antes da Lei Federal n.º 7044/82, deve ser feito pela Secretaria de Estado de Educação.
O apostilamento de estudos adicionais em diplomas de cursos concluídos depois da Lei Federal n.º 7044/82, deve ser feito pela escola que ofereceu o curso.
Documentos necessários: Diploma, histórico escolar.
Endereços das Superintendências


Apostilamento de Diploma Pedagogia
Vamos dar um ex.: Você que cursou bacharelado em pedagogia, pela nova lei de diretrizes, se você passar em um concurso público para a vaga de professor não poderá assumir o cargo. Gostaria de contar um caso verídico que aconteceu comigo.

Eu participo do Yahoo respostas. E uma pessoa fez uma pergunta, referente a concursos.

Ela tinha passado em um concurso, mas quando foi assumir disseram para ela que não poderia assumir, pois, ela era bacharel em pedagogia. Minha resposta a esta pergunta foi da aula que tive sobre apostilamento de diplomas. Ela voltou a Instituição a qual fez o curso . E hoje ela faz parte da rede pública de educação de Simões Filho. Então como é importante conhecermos as leis para não sermos enganados. Se você fizer um pós em aperfeiçoamento, especialização em gestão, coordenação, orientação, assessoria, e supervisão escolar. Você poderá voltar a Instituição a qual fez o curso e pedir o apostilamento do diploma. Com isso se tiver concursos para estes cargos citados você poderá concorrer. Com o apostilamento você está na verdade legitimando seu diploma onde ele entra em consonância com, a nova lei dos cursos de pedagogia. Um detalhe que não pode passar batido, o que determina sua profissão é sua graduação. Você pode ter Especialização em psicologia ou mesmo doutorado, se não tiver graduação em psicologia você não poderá abrir uma clínica, mas pode dar aula em faculdades. Quando fazemos uma complementação pedagógica ou um apostilamento estes cursos vão ser agregados ao meu diploma. Com isso é como se fosse uma outra graduação. O curso de pedagogia aumentou de 2.800 horas para 3.200 horas. Se você que que se formou antes de 2007 veja seu histórico se tiver menos de 3.200 horas peça seu apostilamento. faça isso para não ter surpresas futuras. Muitos pedagogos/as não estão dando aulas por este detalhe. Agora nas aulas de LDBs não vamos dar bobeira.


Abaixo um documento sobre este tema que peguei no portal do MEC. Obrigado pela visita. E uma informação por pequena que seja pode fazer uma diferença em nossa vida (efeito borboleta). Como no caso da nossa amiga pedagoga de Simões Filho, Ba.


28/11/2006 12:05:20
Foi aprovado no dia 2 de Fevereiro o Parecer CNE/CES 23/2006, com seu respectivo Projeto de Resolução anexo, que propõe revisão da Resolução CNE/CES 1/2005. O referido parecer já foi homologado. Publicou-se a Resolução CNE/CES nº 8/2006 decorrente daquele parecer. Leia os documentos abaixo:
Parecer CNE/CES nº 23/2006, aprovado em 2 de fevereiro de 2006Aprecia a Indicação CNE/CES nº 8/2005, que propõe a revisão da Resolução CNE/CES n° 1/2005, na qual são estabelecidas normas para o apostilamento, em diplomas de cursos de graduação em Pedagogia, do direito ao exercício do magistério nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Resolução CNE/CES nº 8, de 29 de março de 2006Altera a Resolução CNE/CES nº 1, de 1º de fevereiro de 2005, que estabelece normas para o apostilamento, no diploma do curso de Pedagogia, do direito ao exercício do magistério nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Dilatação do prazo:
Concluintes do curso de graduação plena em Pedagogia, até o final de 2007, terão direito ao apostilamento de habilitação para o exercício do magistério nos quatro anos iniciais do Ensino Fundamental, desde que tenham cursado com aproveitamento:
Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental;
Metodologia do Ensino Fundamental; e
Prática de Ensino-Estágio Supervisionado nas escolas de Ensino Fundamental, com carga horária mínima de trezentas horas, de acordo com o disposto no art. 65, da Lei 9.394/96.

Para os cursos concluídos anteriormente à edição da Lei 9.396/96, não haverá restrição de carga horária para Prática de Ensino-Estágio Supervisionado.
O apostilamento deverá ser averbado no verso do diploma do interessado, mediante requerimento junto à instituição que o expediu.
Os casos não abrangidos pelas condições previstas nesta Resolução continuarão sendo apreciados pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

A você que faz concursos públicos boa sorte. Nos próximos dias vou estar colocando assuntos referentes a complementação pedagógica. JoãoMaria.

275 comentários:

1 – 200 de 275   Recentes›   Mais recentes»
regilmar disse...

o apostilamento de diploma é omesmo do diploma reconhecido, pois pasei em um concurso e quando fui asumir fui eliminado pois alegaram que o meu curso não é reconhecido, pois o curso que eu fiz eu sou da primeira turma e o pedido do reconhecimento foi feito em junho do ano pasado, quais são os meus direitos. pois no edital pediu q escolaridade 9QUALQUER GRADUAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR) se o curso não ta reconhecido eu posso ser prejudidado? pq a minha parte eu fiz conclui o curso, me ajudem por favor pois estou entrando com o mandado de segurança, e quanto mais informações melhor

Anônimo disse...

Por gentileza João Maria,
Li alguma coisa sobre complementação pedagógica e ainda tive dúvidas...Fiz Serviço Social,preciso fazer esta complementação pedagogicapara minha progressão...onde fazer?como vc me orienta..nesta questão acho pelo k eu li meu curso daria direito em Historia...Obrigada Ana Luzia.alvessocial@hotmail.com..me responda por favor.

ana Luzia disse...

Por gentileza João Maria,
Li alguma coisa sobre complementação pedagógica e ainda tive dúvidas...Fiz Serviço Social,preciso fazer esta complementação pedagogicapara minha progressão...onde fazer?como vc me orienta..nesta questão acho pelo k eu li meu curso daria direito em Historia...Obrigada Ana Luzia.alvessocial@hotmail.com..me

an luzia disse...

Por gentileza João Maria,
Li alguma coisa sobre complementação pedagógica e ainda tive dúvidas...Fiz Serviço Social,preciso fazer esta complementação pedagogicapara minha progressão...onde fazer?como vc me orienta..nesta questão acho pelo k eu li meu curso daria direito em Historia...Obrigada Ana Luzia.alvessocial@hotmail.com..me

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá, Luzia. Bom Dia.Você é formada em Serviço Social, pois bem no Brasil para se dar aulas tem que ser licenciado. Mas você como graduada pode fazer um completação pedagógica R2.Com ela você estará habilitada para exercer a docencia e ser professora. Veja este vídeo explicando um pouco. Clique aqui e veja o vídeo.Se voc fizer complementação em pedagogia poderá ser diretora professora das séries iniciais do ensino fundamental e professora de educação infantil, ser coordenadora pedagógica, orientadora educacional, supervisora de ensino etc. Se vc fizer em história poderá ser professora de história no ensino médio e da 5ª à 8ª série. O mesmo vale para as demais disciplinas.como no brasil há uma carencia de professores muitos professores que atuam na rede não são licenciados e são eventuais e cobrem alguma falta de professores. para tal basta se dirigir aré a delegacia de ensino de sua cidade e fazer a inscriçãoe as atribuições, levando consigo seu diploma de serviço social. até mesmo quem tem segundao grau está dando aula nestas condições.Agora para concorrer em concurosos com a complementação vc poderá concorrer também, pois em concursos só licenciados podem fazer a prova e participar da seleção.Isto é complementação ou seja vc completa seus estudo com materias e disciplinas pedagógicas próprias da função de um profissional da educação.O tempo de duração destes cursos variam de 8 meses a 18 meses. E é uma segunda graduação.Já o apostilamento no seu próprio diploma vc agrega estas materias próprias da educação.Veja algumas universidades que dão este tipo de cursos a distância e presencial.http://www.claretiano.edu.br/ead-graduacao/programa-especial-de-formacao-pedagogica/http://www.unar.edu.br/graduacao.asp

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá, Regilmar de mais detalhes, para eu poder te ajudar.
Vc é formado em que, e fez concursos quando e para que?

Rita disse...

Boa Noite, João.
Fiz o magistério em 1987,estou me formando em Adm de Empr, vou fazer no proximo semestre uma pós em psicopedagogia,é preciso fazer R2 em pedagogia para dar aula ? Ja trabalhei em escolas e ate agora nao tive problemas, mas as maioria exigem o curso de pedagogia que eu nao tenho.Meu diploma do magisterio me da licenciatura para dar aula ate oa 4serie do antigo primario ,5 ano do fundamental.Meu magisterio nao vale mais nada??Se for preciso aonde encontro esse R2 em cursos a distancia?
Obrigado

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá, Rita. Bom Dia.
Você tem o magistério. E está acabando uma graduação em administração. Muito bem vamos a sua questão.
Ao invés de fazer psicopedagogia agora, seria melhor vc fazer uma adquação, que seria o aproveitamento de estudos de sua graduação atual. Este curso dura em média 18 meses, e ao final vc obtem o titolo de licenciad pleno em pedagogia.
No Brasil a pós graduação qualifica , mas não habilita, pois o qiue habilita é a graduação.
Os curss R são para quem é bacharel ou tecnologo e queira dar aulas. Eles duram em média, 8 meses. Mas tem um detalhe se vc fizer algum conurso pode correr o risco de não ser aceito. Já os de adequação tem validade nacional, pois é um outro diploma e não apenas um certificado.
Se vc quiser fazer Adequação, tem algumas Instituições que fazem, vejaos nomes e entre em contato com elas. Master Educacional http://www.mastereducacional.com.br/ Instituto Educacional de Carapicuiba http://www.fundacaoatitude.com.br/mm/index.php?_path=diferenciais, Unimes de Santos http://www.unimesvirtual.com.br/, estas duas dão este curso a distância e reconhecidos pelo Mec.
Os R2 são dados a distância pelo Centro Universitário Claretiano http://www.claretiano.edu.br/ead-graduacao/programa-especial-de-formacao-pedagogica/

Anônimo disse...

Ola Jaoa,

Era isso mesmo que eu queria , acontece que ja procurei esses enderecos que vc me passou, e ate agora nao consegui nada!Moro em Recife e nao sei onde procurar, pode ser a distania e ou presencial,desde ja agradeco sua colaboracao
Rita

Elidamares disse...

João verifiquei que vc está tirando duvidas de todos e resolvi pedir ajuda.Sou habilitada em letras e fiz pedagogia o ano passado, peguei minha certidão de conclusçao que fala o seguinte:Licenciatura em pedagogia habilitação em ed. infantil e series iniciais do ens fundamental e apostilamento em gestão escolar. O que quer dizer esse apostilamento?

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá, Elida. Aqui agora no momento que escrevo é noite. Então boa noite.
O apostilameto, é como se fosse mais uma habilitação, que vem apostilado em seu diploma de origem.
No seu caso você é considerada pedagoga plena, e cargos de direção, coordenação pedag´gica, orientação escolar. supervisão escolar etca. Você poderá concorrer em cuncursos publicos.

Rita disse...

Ola Joao,

Nao sei o que aconteceu pois nao consigo ver sua resposta sobre R2 a distancia ou presencial pois, moro em Recife e nao sei aonde procurar.Obrgado
Rita

Gislaine disse...

Oi João.preciso fazer um apostilamento em ed. infantil, moro em Sorocaba e não consegui nada por aqui. Será q tem a distancia?

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá Gisline,
Tem à distância sim, entre neste links abaixo.
unimes virtual
http://www.unimesvirtual.com.br/
Master educacional
http://www.mastereducacional.com.br/
Claretiano
http://www.claretiano.edu.br/
IEC
http://www.iecarapicuiba.com.br/

malu disse...

Ola Joao
Terminei a pedagogia em 2004 em administração escolar e depois fiz um apostilamento enas 4 series iniciais. Passei em processo seletivo em Hortolandia e disseram que nao poderei assumir porque nao tenho educação especial , o que fazer, pois ja escolhi ate a classe que vou lecionar... tenho 30 dias para providenciar os documentos....pode me ajudar por favor... tenho direito ao apostilamento,,, e a resolução 2 de 26 de junho de 2008.... e valida na minha situação???

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá, boa tarde senhorita malu.
Da pra imaginar sua angustia.
O apostilamento é um direito do pedagogo, que fez administração escolar, para poder dar aulas. Sua faculdade não pode negar algo que o Mec regfulamenta. A prazo final paa o apistilamento é para 2010.
SE a sua faculdade não aceitar , entre com um recurso. Com esta medida vc conseguirá ter tempo de fazer o apistilamento em outra universidade.
A unar aqui proximo a campinas tem.
Entre no site da master educacional, veja o link abaixo e tele fone para eles.
Este apostilamento dura uns 5 meses.
http://www.mastereducacional.com.br/
Vc escolheu a classe , mas falta ser chamada pelo diario oficial, acho que vai dar tempo.
mande-me mais orientações, se vc tiver o magistério também me informe.

Rita disse...

Ola Joao,

Entrei nos links que vc enviou e ainda tenho duvidas.O R2 o a formacao para professores como li abaixo da o direito para que eu tenha a licenciatura para lecionar nos ultimos quatro anos do ensino fundamental mas, no meu caso tenho o magisterio e estou me graduando em adm de empresas e quero lecionar na educacao infantil ,acontece que a maioria dsa escolas pede hj a pedagogia , essa formacao R2 e valida para isso.Obrigado
Rita
Programa Especial de Formação Pedagógica – em atendimento à Resolução 2/97 do Conselho Nacional de Educação

Duração: 12 meses

A quem se destina: profissionais bacharéis, com diploma do Ensino Superior que se interessam em obter a formação docente necessária para poderem atuar no magistério, nos 4 (quatro) últimos anos do Ensino Fundamental, no Ensino Médio suprindo uma necessidade emergencial das instituições de Educação Básica e Educação Profissional em disciplinas afins à formação inicial.

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá, Rita é isso mesmo.
Mas par fazer este curso vc precisa ter nível superior completo. Vc menciona que está se graduando em administração, pois bem se vc não se formou ainda precisa terminarsua graduação.
Porque estes cursos só são feitos por graduados.
E no seu caso terá que fazer pedagogia especial para bachareis e tecnologos. Na Uninove tem este curso à distância e dura 1 ano.
Vc esta cheia de dúvidas mas o procedimento ~soa estes que estou te passando.

Rita disse...

Ola Joao,
E estou com muitas duvidas mesmo, mascom certeza seguirei seus conselhos, fazendo esse curso da Uninove,terei licenciatura para dar aula na educacao infantil? ou so pra o ensino medio?Vc conhece outro que ofereca a distancia que tenha polo em Recife , pois a Uninove oferece so para S.P.
Obrigado mais uma vez!

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá, Rita, não está sendo facil acharRecife. Aqui em SP e no Parná tem muitos ma sai ta dificil.
Achei da Unitins o site é este abaixohttp://www3.unitins.br/complementacaodeestudos/
dixe seu email, fica melhor para nos comunicarmos.

Rosana disse...

Olá João, também me forme em pedagogia pela unopar, fiquei muito satisfeita com o curso e estou fazendo pos em psico la tambem. Minha dúvida é como deve vir especificada minha graduação no diploma, ja que, conforme especifica o curso,sou habilitada em ed.infantil, series iniciais e gestão, mas no diploma não veio nada disto. A prefeitura da minha cidade pede que as habilidades sejam especificadas, mas como, se a unopar mandou o diploma apenas como licenciada, não deveria ser mencionado a licenciatura plena e suas habilidade?

João Maria Andarilho Utópico. disse...

A LDB diz veja abixo.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o O art. 61 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 61. Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:

I – professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio;

II – trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas;

III – trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.

Parágrafo único. A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos:

I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho;

II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço;

III – o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.” (NR)

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 6 de agosto de 2009; 188o da Independência e 121o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Fernando Haddad

E as novas diretrizes do cursode pedagogia diz veja abixo,
O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para
exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino
Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional
na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos
pedagógicos.
As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de
sistemas e instituições de ensino, englobando:
- planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas
próprias do setor da Educação;

Esse negógico de habilitações não existe mais, nos diplomas que veem escrita estão seguindo resoluções antigass,.
No seu diploma na frente do mesmo está escrito todas as prerrogativas para exercer a pedagogia.
Com isto esta nova diretiz do curso de pedagogia deixa claro que a partir dai para frente subentende-se que o licenciado em pedagogia , vai ser professor de ed. infantil e anos iniciais. E também gestão e outros. Entre em contato com A Unopar . e essa prefeitura é triste mas esta desatualizada.

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Vej no Paraná o que a camera diz,
Diante do exposto, para análise da formação e conseqüente fixação
da habilitação do formado em Pedagogia, deve-se exigir que o profissional
apresente o diploma registrado, com os devidos apostilamentos feitos à época para,
nesse documento, identificar sua(s) habilitação(ções) que devem ser compatíveis ao
cargo/função que pretende exercer.
Para os diplomas que não apresentarem apostilamentos e, nos
quais apenas está escrito “Pedagogia”deverá ser analisado o Certificado de Registro
do Professor (“Carteira do MEC”) expedido pelas extintas Delegacias Regionais do
MEC. Destarte, as Habilitações constantes desse Certificado serão válidas na
definição de sua(s) Habilitação(ões).
Nos casos em que o(a) habilitado(a) apresente apenas o diploma no
qual conste somente o registro de “Pedagogia” ou “Pedagogia Licenciatura” esta se
caracterizará em uma habilitação genérica, não conduzindo, portanto, à clareza de
uma habilitação expressa.
Para essas situações, deverá ser considerada primeiramente a
análise do Histórico Escolar para definir se esse apresenta a formação de
Bacharelado (ainda que não expresso) ou, se se tratar de Licenciatura, qual a
Habilitação que o Histórico confere.
Concluindo-se que a formação trata-se de bacharelado em
Pedagogia, serão reconhecidas as Habilitações para Orientação Educacional,
Supervisão Escolar e Administração Escolar nos estabelecimentos de ensino.
Quanto aos licenciados, a perquirição para definir sua(s)
Habilitação(ões) terá como base o cotejamento dos registros que constam do
Histórico Escolar, realizado pelas respectivas mantenedoras.
Para os demais casos de licenciados, por analogia ao tratamento
dado ao Bacharelado, cabe à mantenedora a estipulação de critérios com vista à
definição das habilitações a serem atribuídas, em especial, para o perfil que deverá
ter o pedagogo para lecionar matérias pedagógicas no curso de Formação de
Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na
modalidade Normal de Nível Médio.
No caso do Programa Especial de Capacitação para Docência dos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental e das Educação Infantil ressalta-se o contido
no Parecer n.º 348/08-CEE/PR.
É o Parecer.
6
PROCESSO N.° 209/08
CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Legislação e Normas aprova, por unanimidade, o Voto da Relatora.
Curitiba, 07 de maio de 2008.
DECISÃO

rosana disse...

Obrigada João, sinto-me mais tranquila agora e conforme suas dicas vou analisar o que as novas diretrizes para Pedagogia, assim ficarei mais embasada para reinvindicar caso necessite.

helane disse...

jOAO meu caso é urgente. MEu nome é Helane, moro no estado do Tocantins. Estou com muita dúvida sobre o apostilamento. QUERO ENTENDER... APOSTILAMENTO É A MESMA COISA QUE COMPLEMENTAÇAO? Para Fazer apostilamaento tenho que cursar algumas disciplinas na faculdade novamente? ou se eu tiver as tres disciplinas que pede a resoluçao 01/2005 eu já tenho direito ao apostilamento?
Olha João estou muito aflita, pois aconteceu comigo o que aconteceu com aquele exemplo que colocou. Passei em um concurso público, para professor dos anos iniciais, mas somente agora fiquei sabendo que nao posso assumir porque nao tenho a habilitação. Concluir Pedagogia em 2004. com habilitação para Supervisão Escolar e magistério das materias pedagogicas do ensino médio. Eu pensava que eu poderia ser professora, pois sempre fui, fiz magisterio,e que a habilitação era algo a mais que tinha. Pra mim, Pedagogia era pra ser professor, por isso escolhi este curso. Agora a Universidade pela pressão do concurso, se despertou e somente vai abrir para a complementação no segundo semestre de 2010. A posse do concurso é em janeiro. Me dê uma Luz, me ajude o que devo fazer. Me responda urgente. Estudei para esse concurso e espero a 5 anos, desde que terminei a graduação. AGRADEÇO pela atenção. E ainda o concurso diz que se não assumir o cargo perderei. Pra completar serei chamada logo, pois a minha classificação foi uma das primeiras. Grata.

helane disse...

jOAO meu caso é urgente. MEu nome é Helane, moro no estado do Tocantins. Estou com muita dúvida sobre o apostilamento. QUERO ENTENDER... APOSTILAMENTO É A MESMA COISA QUE COMPLEMENTAÇAO? Para Fazer apostilamaento tenho que cursar algumas disciplinas na faculdade novamente? ou se eu tiver as tres disciplinas que pede a resoluçao 01/2005 eu já tenho direito ao apostilamento?
Olha João estou muito aflita, pois aconteceu comigo o que aconteceu com aquele exemplo que colocou. Passei em um concurso público, para professor dos anos iniciais, mas somente agora fiquei sabendo que nao posso assumir porque nao tenho a habilitação. Concluir Pedagogia em 2004. com habilitação para Supervisão Escolar e magistério das materias pedagogicas do ensino médio. Eu pensava que eu poderia ser professora, pois sempre fui, fiz magisterio,e que a habilitação era algo a mais que tinha. Pra mim, Pedagogia era pra ser professor, por isso escolhi este curso. Agora a Universidade pela pressão do concurso, se despertou e somente vai abrir para a complementação no segundo semestre de 2010. A posse do concurso é em janeiro. Me dê uma Luz, me ajude o que devo fazer. Me responda urgente. Estudei para esse concurso e espero a 5 anos, desde que terminei a graduação. AGRADEÇO pela atenção. E ainda o concurso diz que se não assumir o cargo perderei. Pra completar serei chamada logo, pois a minha classificação foi uma das primeiras. Grata

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Você, está, muito aflita e não é por menos. mas vamos a sua questão , se vc for chamada, não hesite, vá a convocação e leve seus diplomas de magistério, e seu diploma de pedagogga. Vc já dá aulas há um bom, tempo mais um ponto a seu favor, pois esta situação serve para vc pedir o apostilamento. Veja o que o Mec diz, sobre as condições para o apostilamento.
I – RELATÓRIO
Trata o presente processo de pedido de apostilamento do direito ao exercício do
magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no diploma do
curso de Pedagogia.
O apostilamento do direito ao exercício do magistério na Educação Infantil está
regulamentado pela Resolução CNE/CES nº 9, de 4 de outubro de 2007, que estabelece:
Art. 1º Os estudantes concluintes do curso de graduação em Pedagogia, até o
final de 2007, terão direito ao apostilamento de habilitação para o exercício do
magistério da Educação Infantil, desde que tenham cursado com aproveitamento:
I – Estrutura e Funcionamento da Educação Básica ou equivalente;
II – Metodologia da Educação Infantil ou equivalente; e
III – Prática de Ensino-Estágio Supervisionado na Educação Básica, com
carga horária mínima de 300 (trezentas) horas, de acordo com o disposto no art. 65,
da Lei nº 9.394/96.
§ 1º À instituição de ensino responsável pela expedição do diploma cabe
julgar, mediante suas instâncias acadêmicas próprias, se as competências relativas
aos componentes curriculares constantes dos incisos I, II e III foram atingidas por
meio de outros componentes curriculares de igual ou equivalente valor formativo.
§ 2º A instituição de ensino responsável pela expedição do diploma igualmente
poderá analisar o conjunto de estudos, estágios e atividades profissionais dos alunos
para decidir sobre o cumprimento da exigência referida no inciso III deste artigo.
§ 3º Para os alunos que concluíram cursos de Pedagogia anteriormente à
edição da Lei nº 9.394/96, não haverá restrição de carga horária para Prática de
Ensino-Estágio Supervisionado, com vistas ao apostilamento.
O prazo previsto no art. 1º foi prorrogado até o final de 2010, pela Resolução
CNE/CES nº 2, de 26 de junho de 2008.
Já o apostilamento do direito ao exercício do magistério nos anos iniciais do Ensino
Fundamental encontra-se regulamentado pela Resolução CNE/CES nº 1, de 1° de fevereiro de
2005, alterada pela Resolução CNE/CES nº 8, de 29 de março de 2006, e pela Resolução
CNE/CES nº 2, de 29 de janeiro de 2009.
A Resolução CNE/CES nº 2, de 29 de janeiro de 2009, assim dispõe:
Antônio Ronca – 0048/MZG
PROCESSO Nº: 23001.000048/2009-50
Art. 1º Os estudantes concluintes do curso de graduação em Pedagogia, até o
final de 2010, terão direito ao apostilamento de habilitação para o exercício do
magistério nos anos iniciais do Ensino Fundamental, desde que tenham cursado com
aproveitamento:
I - Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental;
II - Metodologia do Ensino Fundamental; e
III - Prática de Ensino – Estágio Supervisionado na Educação Básica, com
carga horária mínima de trezentas horas, de acordo com o disposto no art. 65, da Lei
nº 9.394/96.
§ 1º À instituição de ensino responsável pela expedição do diploma cabe
julgar, através de suas instâncias acadêmicas próprias, se as competências relativas
aos componentes curriculares constantes dos incisos I, II e III foram atingidas por
meio de outros componentes curriculares de igual ou equivalente valor formativo.
§ 2º A instituição de ensino responsável pela expedição do diploma igualmente
poderá analisar o conjunto de estudos, estágios e atividades profissionais dos alunos
para decidir sobre o cumprimento da exigência referida no inciso III deste artigo.
§ 3º Para os alunos que concluíram cursos de Pedagogia anteriormente à
edição da Lei nº 9.394/96, não haverá restrição de carga horária para Prática de
Ensino – Estágio Supervisionado, com vistas ao apostilamento.
Desta forma vc se enquadra no apostilamento. Estou a sua disposição vc poderia ter deixado seu email, mas tudo bem

helane disse...

Joao, li sua resposta por email, mas preciso urgente saber que se tenho as disciplinas que pede a resolução, preciso ainda voltar a faculdade para fazer mais disciplinas? pois a lei não fala isso...complementação é a mesma coisa que apostilamento? Meu email: helanerodrigues@hotmail.com

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Escrva para meu e-mail joaocarlosmaria@yahoo.com.br
Sobre o que a faculdade esta dizendo isto é para vc ter maior agilidade na resposta ok. Helena

dayse disse...

João,
Gostaria de uma orientação.
Fui aprovada em um concurso para professora de séries iniciais. Meu diploma é anterior à Lei 9394/96, e eu não tinha conhecimento da questão do apostilamento.
Fui desclassificada por não apresentar a titulação exigida: licenciatura em pedagogia com habilitação para as séries iniciais.
Mesmo sem ter o carimbo de apostilamento, eu tenho alguma chance, caso entre com recurso, de ter o diploma aceito, baseando a alegação nos pareceres CES/CNE 312/2001 que orienta sobre o direito ao exercício do magistério nas séries iniciais do Ensino Fundamental?
Meu e.mail: dayse@caed.ufjf.br
Agradeço a atenção

João Maria Andarilho Utópico. disse...

lhe mandei um email , Dayse.

ime disse...

Ola João Maria,
Você sabe se neste concurso da SEE/SP, o curso de formação pedagógica(R2) vai ser Válido?
E se no curso de formação especifica que vai ser oferecido eu ja tenho que ter concluido, ja que vai ser oferecido provavelmente em agosto deste ano, e eu terei me formado no R2 em Matemática, no final do ano.

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Vou ler o edital, para ver , mas me deixa seu email, para seu retorno ser rapido. Só um lembrete no concurso anterior eles estavão aceitando.. De qualquer modo deixe seu email, e de uma olhada também no edital, pois duas cabeças vem mais coisas.

ime disse...

meu email é cristianogobbi@bol.com.br. Li o edital, mas só fala sobre as inscrições, e somente se refere ao curso de formação, mas eles não se aprofundaram nisso.
Obrigado, aguardo o retorno

Cleide disse...

Cleide diz....
Olá João. Lí algo sobre apostilamento e estou com algumas dúvidas. Vou contar meu caso. Sou professora da APAE de Nova Trento. Graduada em Pedagogia- Licenciatura plena com Habilitação em Séries Iniciais e Educação Infantil, porém agora para poder receber como habilitado esta sendo exigido a habilitação em Educação Especial. Para tanto fui buscar uma complementação na area, estou fazendo, mas estou com muitas dúvidas sobre o tal do carimbo que vai no verso do diploma sobre este apostilamento. Sei que quem deve colocar o carimbo é a instituição que expediu o diploma, mas gostaria de saber se esta pode se negar em colocar. O que diz o MEC sobre isto, existe alguma Resolução a esse respeito.

Por favor estou ansiosa por respostas.

Grata

Cleide Vinotti
e-mail: apaenovatrento@hotmail.com

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá, professora Cleide. Entendo sua ansiedade. Vou responde-la pelo seu e-mail. Certo.

selma heloisa disse...

Ola João Maria, boa noite,

Estou com uma dúvida, me formei em dezembro de 2009 em Pedagogia pelo Unopar na cidade de Bocaiúva MG, vc sabe me informar em que eu me habilitei, pq o pessoal da faculdade não sabem me informar e até hj não recebi meu diploma.

Muito Obrigado

Selmaleal@yahoo.com.br

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá, boa noite vou te responder por email pela sua urgencia.

Anônimo disse...

Bom dia João tudo bom? Por favor, sou formada: Tecnologo em processamento de dados e com especialização em analise de sistema pela UNIfran, gostaria de saber se existe R2 para pedagogia?
e se posso fazer e onde a distancia?
bjs
Lucia Costa

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá, Lucia e origado pela confiança.
E vamos a sua questão.
Olha R2 em pedagogia e ead é bem raro, mas conheço a UNINOVE e parece que eles tem este curso de pedagogia para bachareis e tecnologo. E dura dois anos.

Andréia disse...

João, boa noite!

Gostaria de sua ajuda, pois tenho muitas duvidas sobre adequqção curricular e R2.

Sou Bacharelem Turismo, e pós graduada em Gestão de negocio em serviços e gostaria de lecionar e prestar concurso publico na área, sendo assim qual a melhor opção. Gostaria de um curso a distancia devido ao tempo disponivel para estudar.

obrigada

Andréia

Andréia disse...

JOAO, BOA NOITE!

Sou bacharel em Turismo, Pós Graduada em Gestão de Negocios em Serviços. Gostaria de lecionar para crianças ou dar aulas em creches, sendo assim o que será mais proveitoso para concursos públicos, R2 ou adequação curricular?

obrigada

Andréia

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Andréia, bom dia e obrigado pela confiança, e vamos a sua questão.
O atos de vc ser pós graduada não te habilita e sim qualifica. o que habilita é a nossa graduação. Assim vc podria fazer R2 que é o mesmo que uma complementação pedagogica, onde vc poderia receber no fianl do curso um certificado equivalente a licenciatura escolhida. Complementação R 2 foi criada pra suprir a falta de professores habilitados. Desta forma vc pelo que escreve quer ser pedagoga, pois com este diploma vc poderia dar, aulas, na educação infantil, no fundamental 1, ser diretora e chefe de professores etc.
Adequação é quando cursamos disciplinas para adequar nossa formação. E geralmente cursos assim são de segunda licenciatura,
Os cursos a disttancia para pedagogo são poucas ead, mas tem estas universidades abaixo.
http://www.uninove.br/Paginas/Processo Seletivo/pedagogiaparaformados.aspx
http://vestibular.claretiano.edu.br/presencial/inscricao/segundalicenciatura

Anônimo disse...

João, boa noite!

Agradeço pela pronta resposta, porém gostaria de esclarecer algumas duvidas.

Com R2 conseguirei prestar concursos publicos? As escolas particulares são obrigadas a aceitar esta complementação? O R2 não é uma segunda formação?

Agradeço antecipadamente

Andréia

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Em escolas publicas elas aceitam numa boa. As escolas particulares são um caso a parte, pois cada uma tem um modo de lidar. mas segunda a lei não pode haver discriminação. Nos concursos publicos aqui no estado de SP estão aceitando sim, no restante do pais não sei. O R2 é uma complemantação de estudos, onde no final vc recebe um certificado equivalente ao diploma de licenciatura. Se vc conseguir fazer uma segunda licenciatura em pedagogia, que dura em média um ano e meio no final deste tipo de curso ao inves de receber um certificado, vc receberá um diploma mesmo. Igual ao meu que fiz em 4 anos. Acho que seria melhor optar por este ao inves de R2.

Professora disse...

Por favor estou numa tremenda dúvida com tudo isso. Cursei Pedagogia e no verso do meu Diploma está apostilado: confere a habilitação em magistério dos anos iniciais Res 2006.
Esse diploma me da o direirot de ser Diretor ou vice diretor?

João Maria Andarilho Utópico. disse...

PROFESSORA , bom dia.
Para ser diretor se for em escola particular, tem que ter tempo de sala de aula e experiencia, se for para prestar concurso publico também o tempo de sala de aula e o diploma de pedagogia. Agora cada escola particular tem seu modo de escolher, e nos concursos temos que ver o que o edital pede. obrigado pelo confiança.

Eliete disse...

Oi João!Sou graduada em Letras(Português/inglês), tenho o antigo magisterio e dou aulas nos anos finais fundamental e médio.Se eu fizer uma especialização em supervisão escolar,poderei trabalhar como supervisora?ou qual seria a especialização mais viavél para se fazer?Bom,estou precisando da resposta com urgência.email:elietematos@rocketmail.com Desde já agradeço.

Anônimo disse...

fazer especialização em supervisão escolar,sendo habilitada em letras e tendo o antigo magistério me habilitará como supervisora?

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Professora Eliete vou responder pelo seu e-mail.

Anônimo disse...

Olá!
Goataria muito de sua ajuda!
Estou para me matricular no curso de Pedagogia para licenciados na Uninove, e estou preocupada com essa questão do Diploma. Minha intenção é poder dar aula em ed. infantil, fundamental e ser diretora e/ou corrdenadora. Disseram-me que lá consta no diploma "Licenciatura Plena". É isso meso que deve constar para me habilitar a tudo isso? Em prefeitura e outros concursos é exigido mesmo apenas isso escrito no diploma, ou tem que constar "habilitação em..."
Estu receosa, pois um amigo meu disse que tem que constar.
Desde já agradeço!

Paloma

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá, Paloma e boatarde.
Obrigado pela confiança. e vamos a sua questão.
Est curso da Uninove dura um ano certo, e vc pelo jeito já é licenciada correta desta forma ao concluir este curso Vc será pedagoga.
Nos cursos de pedagogia não existem mais aquelas habilitações, que tinham no passado. onde vc escolhia entre bacharelado, licenciatura e educação especial. pois estas habilitações foram extintas. e agora a formação do pedagogo se dá atraves da licenciatura em pedagogia. para ser diretor alem de ter curso de pedagogia é exijido nos concursos tempo de sala de aula. lembrando que vc poderá dar aulas no fundamental 1 e na ed. infantil. Não há motivos para o medo certo. até mais .

Anônimo disse...

Quero tirar uma dúvida : Um diploma de licenciatura sem as palavras (carimbo) apostilamento em.... tem validade ?
Todo diploma de licenciatura tem que ter aquele carimbo que faz referencia ao apostilamento para valer ?

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Um diploma de licenciado dá habilitação para lecionar, e isto significa poder dar aula. O apostilamento é quando em certa disciplina ou matéria ele não tenha esta habilitação, a i é feito um complementação pedagogica com as disciplinas para lecionar certas matérias.
Ex. em meu diploma de pedagogia esta escrito lecenciado em pedagogia e isto me habilita a dar aulas na educação infantil e anos iniciais do fundamental, bem como no eja. Se tenho vontade de dar aulas em outras seres ai faço um apostilamento. Se vc é recem formado seu vc não precisa apostilar, a náo ser que vc queira dar aulas de uma outra disciplina ou tenha uma licenciatura curta. Sua pergunta não esta completa, mas foi isto que entendi. quando nos comunicamos devemos colocar bem nossas duvidas para com isto termos um melhor retorno.

Anônimo disse...

Sou formada em Pedagogia,minha colação foi em 2004.Prestei concurso para professor de educação especial estou prestes a ser convocada,estou muito preocupada.Será que meu diploma me habilita a trabalhar em sala de recurso(Licenciatura Plena),eu posso pedir o apostilamento? Por favor me ajude, como devo proceder para não perder minha vaga!
Ronilda.

João Maria Andarilho Utópico. disse...

O que habilita é se vc fez pedagogia habilitação em educação especial, ou se vc fez pós-graduação em especialização em educação especial, de no mínimo 360 horas. SE o edital do concurso pediu isso ai não tem jeito vc perde a vaga. e para nã perder vc deve fazer uma complementação pedagógica e cursar as disciplinas de esducação especial.
E pedir o apostilamnto em seu diploma, ou vc pode ir na faculdade que vc fez pedagogia e pedir o apostilamento, isso demora mais ou menos de 6 a 12 meses será que dá tempo. c também pode fazer especialização em educação especial dura ais ou menso 8 meses.
Estou a sua disposição.

Anônimo disse...

Obrigada pela atenção!
Ainda tenho uma dúvida,eu posso pedir o Apostilamento de educação especial com o meu diploma de pedagogia? Isto é possível?Ou só se fizer a complementação das disciplinas?
Desde já a gradeço sua preciosa atenção.
Ronilda

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Isto vc terá que ver na sua faculdade. O melhor é tentar fazer uma compelemntação, mas estamos chegando no fim do ano, então corre. estou a sua disposição

Anônimo disse...

João boa noite!
O apostilamento só pode ser feito com diploma de graduação ou pode ser de pós também.Fiz pós em Psicopedagogia posso trabalhar com educação especial,se puder por favor me diga o amparo legal que me capacite para tal.
Muito obrigada.
Emiliana

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Emiliana, a pós em psicopedagogia, não te habilita. e o apostilamento só pode ser feito no dipoma de graduação. Vc poderia ter informado su graduação para eu poder te dar um melhor retorno

Anônimo disse...

Oi,boa tarde!
Sou Emiliana,obrigada por sua atenção em responder minha pergunta.Sou formada em pedagogia (orientação e Supervisão Escolar)posso pedir o apostilamento para trabalhar com sala de recursos tenho especialização em psicopedagogia (institucional e clínica).

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Emiliana, vc deve fazer uma especialização em educação especial geral. Ou fazer um complementação.
As Instituições que dão este curso são o Claretiano que é ead seu link é este, http://www.claretiano.edu.br/pos/137/EDUCACAO-ESPECIAL---GERAL/APRESENTACAO, e o Uniasselv e endereço do curso é este http://www.nead.com.br/hp-2.0/cursos/curso_ler.php?codi=PEE,
A apostila vale se for neste curso ou a especialização que te habilita citado no começo. Agora vc poderia me passar o edital do concurso e postar seu email para ser mas rapida sua respost etc.

Anônimo disse...

Muito bom dia, João!!!!!


Sou Gumercindo e preciso de sua ajuda e de seus conhecimentos!!!!
Tenho 2 metas:

1)Pretendo realizar Mestrado em Matemática em que pedem "portadores de diploma ou declaração de
conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC", prioritariamente voltado a professores das
redes públicas de educação básica que atuem na docência na área de matemática.No caso de não preenchimento
das às vagas por tais, serão disponibilizadas vagas para atender à demanda social.

2) Pretendo prestar um concurso em que
costumam pedir Curso Superior em Pedagogia ou Licenciaturas.
São as únicas informações disponíveis nos respectivos documentos .

Tenho graduação em Engenharia Química, onde foram realizadas disciplinas de Matemática.
Com esse nº de créditos, acredito ser possível realizar o R2 do Claretiano.
Tenho 2 dúvidas:

1)Com esse curso R2 (que seria uma equivalência a licenciatura) eu consigo fazer Mestrado???
2)Corro o risco de não ser aceito no Concurso Público?????
Desde já, obrigado!!!!

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá, Gumercindo bom dia e obrigado pela confiança.
Entendo sua aflição e por isso vamos explicar de uma maneira rápida e que possa ser entendida.
Olha vc terá que ter no seu histórico escolar do curso que fez graduação, 300 horas no seu caso de matemática.
Certo e com este certificado vc poderá fazer seu mestrado. Pois com ele vc será licenciado também . Agora leia bem o edital pois pode ser que eles cologuem alguma ressalva. Se quiser mande pra mim e mande o seu histórico scanaado se quiser .
Abaixo o que o claretiano pede e a portaria do Mec sobre a R2.
Entretanto, cabe ressaltar que o candidato só poderá cursar o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes se tiver em seu currículo de origem 300 horas na disciplina que pretende lecionar. O Candidato será comunicado caso seu currículo não corresponda a carga horária exigida.

O Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes nas áreas de Matemática, Filosofia, Biologia e Letras é regulamentado pela resolução nº 2, de 26 de julho de 1997 (publicada no D.O.U. de 15/07/97 – seção 1 – p. 14.926) e o Centro Universitário Claretiano oferece este programa na modalidade a distância autorizado pela Portaria Ministerial 3.635, de 9 de novembro de 2004, publicada no Diário Oficial da União em 10 de novembro de 2004.

Marli disse...

Boa Noite, João Maria!
Procurei ler quase todas as questões em que vc responde com tanto carinho, porém encontrei respostas muito próximas a minha, mas preciso de mais clareza. "Conclui a Faculdade e graduei em 10/2010, passei no concurso público municipal de prof. de EJA. O DP jurídico da pref. aceitou a Declaração de conclusão com as diretrizes das habilitaçõespara eu assumir, porém como não veio ainda o Diploma, eles me alertaram para que constasse no verso do mesmo esse apostilamento. A Faculdade me disse que não se faz mais uso desse tipo no verso do Diploma, eu estou preocupada, pois me disseram na prefeitura que eu posso ter problemas futuros e que o ideal seria constar no verso. Quem está certo afinal? Deve constar ou não é necessário? Aguardo a resposta, pois estou anciosa, pois vou exonerar um cargo para assumir este e estou com medo de exoneração futura por isso.
Abraços

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Para poder te ajudar, preciso saber se o seu curso , na qual vc se formou, se segue a nova diretriz de 15 de maio de 2006.
SE positivo não precisa se preocupar. Pois nos cursos de pedagogia não tem mais habilitações, pois o foco é na educação infantil, fundamental.
Como dito no parecer do Me abaixo.
Parecer CNE/CP nº 5/2005,
incluindo a emenda retificativa constante do Parecer CNE/CP nº 3/2006, homologados pelo
Senhor Ministro de Estado da Educação, respectivamente, conforme despachos publicados no
DOU de 15 de maio de 2006 e no DOU de 11 de abril de 2006, resolve:
Art. 1º A presente Resolução institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de
Graduação em Pedagogia, licenciatura, definindo princípios, condições de ensino e de
aprendizagem, procedimentos a serem observados em seu planejamento e avaliação, pelos
órgãos dos sistemas de ensino e pelas instituições de educação superior do país, nos termos
explicitados nos Pareceres CNE/CP nos 5/2005 e 3/2006.
Art. 2º As Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia aplicam-se à formação
inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino
Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação
Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam
previstos conhecimentos pedagógicos.

V@GUINEIS disse...

Sou Bacharel em Ciência da Computação. Fazem 4 anos que me formei.Já tenho uma especialização em Educação Matemática com Novas Tecnologias. Já fazem também 7 anos que atuo em sala de aula. Gostaria de fazer um curso de formação pedagógica (R2) para me licenciar em Matemática. Fazendo esse curso eu poderei fazer concursos públicos para professor de Matemática sem problema, já que o certificado por ele emitido juntamente com o de bacharel corresponde ao de licenciado? Você sabe me informar se o curso R2 oferecido pela UNIMES Virtual é reconhecido pelo MEC? E o do Claretiano?
Desejo maiores informações.
Aguardo breve retorno!

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Sim, tanto a Unimes quanto a Claretiano sõa autorizadas pelo Mec.
Agora, se eu fosse vc faria ua segunda graduação, pois vc já é graduado e desta forma o curso de licenciatura duraria 18 meses. A vantagem é a de que vc pegaria um diploma mesmo. e desta forma teria um diploma igual de quem cursou o curso e licenciatura em matemática.
A r2 é apenas um certificado, que no futuro pode ser extinto.
Agora se va está com pressa faça esta mesma.

V@GUINEIS disse...

Como é que eu farei uma 2ª Graduação (Licenciatura em 18 meses), se a minha 1ª Graduação foi como Bacharel? Pode isso? Eu pensei que para se fazer uma 2ª Licenciatura teria que ter uma 1ª Licenciatura também.
Fazendo esse curso (R2) eu poderei fazer concursos públicos para professor de Matemática sem problema, já que o certificado por ele emitido juntamente com o de bacharel corresponde ao de licenciado?
Você acha que isso corre o risco de ser extinto, já que esses cursos de R2 estão de acordo com a resolução nº 2, de 26 de julho de 1997?

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Como vc , já disse no seu comentário anterior que já atuava em sala de aula, isto te d[a condições ara fazer esta segunda graduação em licenciatura, pois o governo fez isto pois existem ainda , no Brasil muitos professores que dão aula em fubcões diferentes. Agora isto pra vc que dá aula, quem não dá aula sendo bacharel só sobra a r2 mesmo.
Sobre a R2 posso te dar um ex, 2m 15 de maio de 2006 o cursso de pedagogia sofreu uma mudança em seu componente curricular.
Com isso os bacareis em pedagogia que atuavam em sala de aula não poderiam mais, o curso de baccharelado em pedagogia foi extinto assim como e de adminstração ecolar e a educação especial. Esta formação se drá em nivel de pós.
Se este pessoal que faz lei muda alguma coisa no futur ai vc tá pego.
Mas se vc passar num concurso e eles aceitarem a r2 mesmo esta lei sendo alterada vc já está la´dentro, e não te afeta.
Deste modo se vc optar em fazer r2 fassa logo e rápidoe e passe num concurso.

V@GUINEIS disse...

No site do CLARETIANO aparece que para se fazer a 2ª licenciatura tem que se ter a 1ª formação em licenciatura também!
Estou com dúvida em relação à faculdade que irei fazer o curso: UNIMES ou CLARETIANO. A UNIMES é em apenas 8 meses, enquanto CLARETIANO é em 1 ano. A metodologia das duas faculdades é praticamente a mesma, não é? Me dê uma opinião, por favor: UNIMES ou CLARETIANO? Apareceu um pessoal divulgando a UNIMES aqui na minha cidade, mas eu procurei o pólo no site do MEC e não encontrei. Ou será que lá não aparecem todos os pólos? Moro no interior da Bahia e farei através de um pólo novo que será implantado numa cidade vizinha. Aguardo resposta!

João Maria Andarilho Utópico. disse...

As duas são boas , mas a Unimes é uma universidade, o que significa que na hora de pedar seu diploma ou certficado não demora muito. pois no Brasil as universidades podem assinar seus diplomas, as facudades não precisam de uma universidade, e vc precisa postar conteudo no seu blog, compartilhar conhecimento.
Estas instituições possuem telefone entre em contato com eles.

Anônimo disse...

Boa Noite!
Gostaria de saber se há a possibilidade de apostilamento, uma vez que fiz Pedagogia Orientação Educacional como graduação e como pós, fiz em Educação- Administração Escolar. Voltando a minha dúvida, fiz um concurso para Educador Especial e para tal necessito graduação em Pedagogia Educação Especial e/ou magistério, ou curso de extenção de 360 hrs específicas na educação especial, ou áreas afins.
Meu curso de pedagogia contempla o apostilamento em Educação Especial? Há regulamentação para tal?

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Sobre o apostilamento em educação especial escreva para meu mensagero. entre no blog e vc verá, ou escreva para joaocarlosmaria@yahoo.com.br

Paula Luzzi disse...

Olá, estava lendo as postagens e estou em dúvida... O curso de Pedagogia da Uninove é Bacharelado ou Licenciatura? Fazendo o curso de 6 semestres eu estarei apta a dar aula ou terei que fazer alguma especialização para tal?
Obrigada

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Sim, estará, apta. E o cursom da UNINOVE é licenciatura em pedagogia.

Cibele disse...

Olá João Maria,
Meu nome é Cibele, sou formada em Fisioterapia e estou fazendo complementação pedagógica em Ciências Biológicas na UNINCOR, tenho algumas dúvidas, você pode me ajudar?
- Esta complementação pedagógica cabe apostilamento no diploma de graduação em fisioterapia? pois tanto a faculdade que me formei como a UNINCOR dizem que não apostila, a UNINCOR vai fornecer somente o histórico e certificado de conclusão.
- Pretendo prestar um concurso que pede licenciatura em qualquer área, com a complementação sem apostilamento vou poder assumir o cargo?
- Este curso de complementação pedagógica da UNINCOR é reconhecido pelo MEC?

Obrigada,

Cibele

João Maria Andarilho Utópico. disse...

No seu cursos de fisioterapia, na tinha o cursos que vc está fazendo9, por este motivo não da para se apostilar.
O curso que vc faz vai te dar um certificado, e este é equivalente a licenciatura.

claudiasanabria disse...

boa noite .tenho uma duvida meu diploma tenho licenciatura em séries inicias e tenho uma pós em educação infantil . pergunta se eu passar em um concurso pra professora de educação infantil posso assumir com a especialização em educação infantil ? ou não. cita pra mim a lei q fala dessa minha duvida .grata

Anônimo disse...

Olá João. Este artigo está sendo muito importante pra mim. Mas por favor, estou muito confusa. Veja bem, me formei em pedagogia em 2003 com habilitação para supervisora escolar. Atuo nesta área no meu município como servidora efetiva. Mas gostaria de prestar concurso para professor de séries iniciais. Eu não posso? O edital pede pedagogia com habilitação para lecionar nas séries iniciais. sou formada também no magistério (nível médio). Como tenho que proceder com o apostilamento? Este processo demora? A faculdade pode me dar uma declaração que o diploma está em fase de apostilamento? Estou muito confusa, por favor, me ajude. Obrigada.

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Neste artigo do blog explica com proceder para o apostilamento.
vc não deixou email e este espaço não dá para colocar tudo o que tenho a dizer.
por isto vou tentar ser o mais objetivo.

Se vc tem o magistério e no magistério vc tem a habilitação nos anos iniciais. vc não precisa fazer o apostilamento. Pois o magistério médio é um direito adquirido. Vc entra através dele.
Só o sla´rio que é menor para fazer a mesma função.
para apostilar vc tem que seguir os requesitos listados neste artigo.
Ai vc vai até a sua facldade paga a taxa e apostila. É um carimbo no erso do diploma que da a habilitação que vc precisa.
Mas xoloque seu email, vai ser mais efetivo pela delicadeza e urgencia deste assunto.

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Claudia, a pós no Brasil não habilita, só qualifica.
o que nos habilita é nossa graduação.
Agora se vc fizer educção especial pos ai vc se habilita pois este curso de pedagogia acabou.
Coloque seu email pois tem muitas coisa e link para eu te passar.

Rosilene disse...

Oi João, boa noite!
Mandei um email para vc, pois preciso de uma resposta urgente! lenynascim@yahoo.com.br

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Obrigado pela confiança, já respondi seu Email. E estou aguardando um Email seu de retorno ate mais,
E obrigado pela visita tb.

Fran disse...

Bom dia João Maria,
Sou formada em Pedagogia pela PUCCamp, me formei no ano de 2008. Meu diploma não tem habilitação para Educação Infantil. Será que tenho direito de pedir o apostilamento visto que cursei algumas matérias de educação infantil?
Aguardo resposta.

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Vc deve ir a a PUCCAMP e se dirigir na secretaria.
E pedir o apostilamento.
Veja se vc se enqyadra no parecer do MEC abaixo.
Art. 1º Os estudantes concluintes do curso de graduação em Pedagogia, até o
final de 2010, terão direito ao apostilamento de habilitação para o exercício do
magistério nos anos iniciais do Ensino Fundamental, desde que tenham cursado com
aproveitamento:
I - Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental;
II - Metodologia do Ensino Fundamental; e
III - Prática de Ensino – Estágio Supervisionado na Educação Básica, com
carga horária mínima de trezentas horas, de acordo com o disposto no art. 65, da Lei
nº 9.394/96.
§ 1º À instituição de ensino responsável pela expedição do diploma cabe
julgar, através de suas instâncias acadêmicas próprias, se as competências relativas
aos componentes curriculares constantes dos incisos I, II e III foram atingidas por
meio de outros componentes curriculares de igual ou equivalente valor formativo.
§ 2º A instituição de ensino responsável pela expedição do diploma igualmente
poderá analisar o conjunto de estudos, estágios e atividades profissionais dos alunos
para decidir sobre o cumprimento da exigência referida no inciso III deste artigo.
§ 3º Para os alunos que concluíram cursos de Pedagogia anteriormente à
edição da Lei nº 9.394/96, não haverá restrição de carga horária para Prática de
Ensino – Estágio Supervisionado, com vistas ao apostilamento.
O prazo para apostilar era até final de 2010.
Veja se não tem entraves. Ai pague a taxa e pronto.
Estou a sua disposição.
Vc não deixou nome nem email, mas tb bem.

Fran disse...

Oi João Maria...obrigada pela resposta. Meu e-mail é: frangiomo@hotmail.com!!! Eu poderia te passar meu histórico para vc ver se eu me enquadro na habilitação de educação infantil. A PUC, apenas no ano de 2006 é que começou a habilitar os estudantes para tal. Eu entrei um ano antes, e por isso fui habilitada apenas para o ensino fundamental anos iniciais e gestão. Por esse motivo não estou podendo prestar vários concursos, pois a maioria pede, além da habilitação dos anos iniciais, a educação infantil tbm.
Se a PUC recusar a dar esse apostilamento o que vc me sugere a fazer? Tem como eu cursar apenas essas matérias específicas?

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Fran vou te responder pelo email.
Obrigado pela confiança.

Valerie disse...

Olá
Farei um concurso para Supervisão Educacional cujo edital exige Pedagogia com Habilitação em Supervisão Educacional ou Pedagogia + Pós-Graduação em Gestão Educacional e/ou área afim.
Acontece que meu diploma de Pedagogia vem escrito Habilitação para séries inicias etc etc etc ...e finalmente,para processos de gestão escolares e não-escolares.
Terei algum problema ?Minha mãe disse que Supervisão está dentro de Gestão, mas tenho medo.

Valerie disse...

Ah eskeci, meu email e djullyen@yahoo.com.br

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá, Valeria e obrigado pela confiança.
Te mandei um email pedindo mais informações a vc . para com isto te ajudar melhor.
Até mais.

V@GUINEIS disse...

Boa tarde João Maria!

Sou Bacharel em Ciência da Computação e estou terminando o curso de Formação Pedagógica em Matemática pela UNIMES Virtual. Ao final terei que fazer o apostilamento de diploma? Gostaria de saber o que é e como funciona o processo de apostilamento.
Outra coisa, você já ouviu falar dos cursos de Complementação Pedagógica ou Segunda Graduação oferecidos pelo IBE Instituto Brasileiro de Educação (http://www.ibedf.com.br). Segundo informações que obtive, ao final do curso que eu fizer receberei um Diploma e não um Certificado, não sendo necessária uma análise curricular, mas apenas comprovar que já tenho formação superior. Como é que esses cursos estão amparados na Resolução 02/97 e oferecem um Diploma. Isso eu não entendi e não sei se está certo. Você poderia me tirar essas dúvidas?
Aguardo seu retorno!
Desde já, muito obrigado!

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Vaguineis, isto eu já te respondi,
Vc não pode apostilar algo ou alguma habilitação que seu curso não ofereça.
Habilitação em matemática só curso de licenciatura ou bacharelado.
Vc não pode apostilar em seu diploma o que seu curso de bacharelado não ofereça.
Este curso de segunda licenciatura.
É uma lei criada e ao final vc tem um diploma mesmo.
E essa faculdade eu não conheço, mas este tipo de curso é autorizado.

V@GUINEIS disse...

Olá João Maria!

Então quer dizer que o meu curso de Bacharelado em Ciência da Computação, curso da área de Exatas, não permite o apostilamento em Matemática? É isso mesmo?
Como vc me respondeu há algum tempo, existe a possibilidade desses cursos de Formação Pedagógica (R2) não ter mais validade?
Desde já, muito obrigado!

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Sobreo o apostilamento, já falei muito com vc sobre isto.
Sobre a R2, estes cursos podem acabar sim.
mas quem já possui não pode ser prejudicado, é direito adquirido.
No magistério em muitos estados se extnguio os cursos de normal nivel médio, mas quem tem este curso mesmo não tendo nivel superior pode dar aulas.

Anônimo disse...

BOM DIA JOÃO MARIA, GOSTARIA DE ESCLARECER UMA DÚVIDA COM VOCÊ.
TENHO A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E PÓS EM GESTÃO ESCOLAR DE1080H;O QUE EU ENTENDI FOI QUE A ED.FÍSICA ME HABILITA E A PÓS ME QUALIFICA. COM ESTA PÓS NÃO POSSO ASSUMIR CARGO E SIM FUNÇÃO O QUE PRECISO FAZER PARA ME HABILITAR NO CARGO DIRETOR, ORIENTADOR E SUPERVISOR. TEREI QUE FAZER A PEDAGOGIA COMPLETA. BJS E OBRIGADA DESDE JÁ. SOL
e-mail smgady@ig.com.br

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá Sol, e obrigado pela confiança.
Vou te responder pelo seu email, devido a copmplexidade e sua urgência. Bjs tb a vc.

samara disse...

Bom dia, joao sou formada em pedagogia com habilitação em series iniciais.uma pos graduação em supervisão escolar me da direito de prestar concurso nessa area?obrigada
email samaraviviana@bol.com

samara disse...

Bom dia, joao sou formada em pedagogia com habilitação em series iniciais.uma pos graduação em supervisão escolar me da direito de prestar concurso nessa area?obrigada
email samaraviviana@bol.com

João Maria Andarilho Utópico. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Maria Andarilho Utópico. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá Samara, e obrigado pela confiança.
Boa qualificação parabéns.
Olha vc pode prestar concursos, para séries iniciais, antigo primário, e cargos de supervisão escolar. Mas tem um detalhe, no concurso de séries iniciais eles pedem no edital que a pessoa tenha tb habilitação na educação infantil.
O mais seguro se for concorrer neste cargo e ter uma complementação em educação infantil. Se vc possui aulas dadas na educação infantil se fez estágio e tiveram disciplinas na educação infantil vc pode estar pedindo apostilamento em seu diploma desta habilitação. Mas a obrigatoriedade de apostilar das faculdades foi até o ano de 2010. E ai vc fica na boa vontade das faculdades de apostilarem, Obre supervisão vc pode concorrer a cargos de suervisão e em alguns concursos de coordenadora pedagógica.
Mas me de mais detalhes de sua formação o ano, as disciplinas, estágio, aulas e cargos que vc ocupou. Com estas informações posso te dar uma resposta mais precisa.

Anônimo disse...

Oi,
Tenho uma dúvida e gostarima muito de sua ajuda. Prestei um concurso que o pré requisito foi LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA. Isto de ve vir mencionado no diploma? Porque no meu só vem escrito LICENCIADO EM PEDAGOGIA.
Grata,
Vanessa

João Maria Andarilho Utópico. disse...

VANESSA, BOM DIA E OBRIGADO PELA CONFIANÇA.
Os alunos formados nas novas diretrizes do curso de pedagogia, de 15 de maio de 2006. Significa, que aqueles cursos de licenciatura curta n;ao existe mais. Hoje nos diplomas vem escrito licenciado em pedagogia.
Veja, seu historico e o estagios que vc fez, e qu ano vc terminou seu cyurso.

Celia Regina Diniz Lell disse...

Boa Noite João!
Fiz concurso e fui aprovada em Matemática, mas na hora da posse meu diploma não foi aceito por ser de Licenciatura curta em Ciências e não aparecia o apostilamento em Matemática.
Sou formada em 1979 na vigência da Lei 5692.
Leciono pelo Estado com contrato temporário há mais de 8 anos. O que posso fazer para garantir o meu direito e poder tomar posse?
Obrigada.

Celia Regina Diniz Lell disse...

Boa Noite João!
Fiz concurso e fui aprovada em Matemática, mas na hora da posse meu diploma não foi aceito por ser de Licenciatura curta em Ciências e não aparecia o apostilamento em Matemática.
Sou formada em 1979 na vigência da Lei 5692.
Leciono pelo Estado com contrato temporário há mais de 8 anos. O que posso fazer para garantir o meu direito e poder tomar posse?
Obrigada.

Anônimo disse...

Olá, me formei no ano passado em curso à distancia de pedagogia pela Unicid e minha dúvida é a seguinte: Na frente do meu diploma diz "Licenciatura em Pedagogia" porém não consta plena, e no verso não contém alguns dizeres que notei em diplomas de colegas (outras faculdades) como as habilitações no item "Apostila".No de algumas consta habilitação em Ed. Infantil e series iniciais do Ens. Fundamental, e no meu não tem isso, posso lecionar? Pra quais series???? Obrigada.

Anônimo disse...

Olá, achei seu blog muito interessante e acho que você pode me ajudar. Me formei em Pedagogia, pela Unicid, curso a distancia em 2011. Observei no verso do meu diploma que não consta as habilitações (Ed. Infantil, Ens. Fundamental e Gestao) como já observei em diplomas de colegas formadas em outras faculdades abaixo do item "Apostila". Posso prestar concurso ou tenho que fazer alguma coisa ainda? Obrigada.

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Célia,
Obrigado pela confiança, pra eu poder te ajudar preciso que vc me envie pelo meu email.
joaocarlosmaria@yahoo.com.br
O edital do concurso e seu diploma escaneado frente e verso, e os histórico esccolar do curso tb.
No aguardo e até mais.

Anônimo disse...

Bom dia João!
Sou graduada em L/literaturas, e gostaria de lecionar nas séries incicas e ensino fundamental I.Uma pós-graduaçãoem edcucação infatil ou educação especial me habita ao cargo?
Obrigada.

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Anonima, obrigado pela confiança.
Bem no Brasil a pós graduação na habilita só qualifica. A habilitação vem da graduação.
Vc não menciona se bacharel ou licenciada em letras.
Se for licenciada em letras , vc pode fazer a chamada segunda licenciatura, que dura em média 18 meses. Na UNINOVE dura um ano.
Espero que te ajude
lembrando que vc pode fazer isncrição, na delegacia de ensino de sua cidade e pegar aulas como proressor eventual.

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Anonima, obrigado pela confiança.
Bem no Brasil a pós graduação na habilita só qualifica. A habilitação vem da graduação.
Vc não menciona se bacharel ou licenciada em letras.
Se for licenciada em letras , vc pode fazer a chamada segunda licenciatura, que dura em média 18 meses. Na UNINOVE dura um ano.
Espero que te ajude
lembrando que vc pode fazer isncrição, na delegacia de ensino de sua cidade e pegar aulas como proressor eventual.

Anônimo disse...

Bom Dia! Sou Licenciado em Português, e especialista em Gestão Escolar, e gostaria de saber se me especializando em Educ. Infantil me dá o direito de atuar nas séries iniciais. OBrigado

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Bom dia anônimo, e obrigado pela confiança.
Bem vc é licenciado em português, e especialista em gestão educacional.
Parabéns por se esforçar pelo seu conhecimento.
Indo a sua questão, no Brasil a pós-graduação não habilita só qualifica. A habilitação vem dos cursos de graduação. Para vc o melhor é fazer licenciatura para licenciados , dura 1 ano , na UNINOVE e é ead.
Ao final do curso vc tem um diploma de pedagogia.
Com este diploma de pedagogia , vc é um pedagogo. E como tal pode abrir escolas, dar aulas no educação infantil e anos iniciais.
Bem como dar aulas de todas as disciplinas numa emergência.
E no caso de um pedagogo, vc fizer por ex especialização em educação especial, ou especialização em psicopedagogia ou gestão, orientação, coordenação ou supervisão escolar, Vc com esta pós esta habilitado, pois estas habilitações não xistem mais. Espero que te ajude.

Anônimo disse...

João, boa noite!!!
Li quase tds as postagens e me enquadrei em várias, por ansiedade, resolvi mesmo assim lhe pedr informações. Fiz Bacharel em Pedagogia, me formei em agosto de 2007. Esse ano passei para um concurso público, qd fui assumir, me deparei com a situação da Licenciatura que não tinha, apesar de ter o Curso Normal e lecionar a 8 anos, seria necessário a Licenciatura. Qd procurei a faculdade para e orientar do q poderia ser feito, me informaram que eu deveria voltar a estudar para fazer a tal da complementação, sendo q uma amiga me alertou sobre o apostiamento, qd fui procurar encontrei seu blog e essa resolução. Fui ao setor de diplomação na minha antiga faculdade e lá me informaram que eu não poderia ter o apostilamento, pois meu curso era Bacharel. Ora se fosse Licenciatura, eu não precisaria do apostilamento. Não é isso???
Pois então, pediram para eu ir até a coordenação que ela me explicaria o porque disso. Então gostaria que vc me orientasse antes, para que eu chegue até lá e possa falar com propriedade e que eles não e enrolem. Muito obrigada pela atenção.
Erika

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá Erika, e obrigado pela confiança.
Olha o magistério médio e o normal superior ainda vale, pois é direito adquirido. Vc é bacharel em pedagogia lecionou por 8 anos. Então vc pode pedir o apotilamento no verso de seu diploma. Vc tem que ter estágio e uma x horas em algumas disciplinas. Isto vc pede na faculdade que vc fez pedagogia. Este carimbo no verso do diploma, vai te habilitar.
E assim vc será bacharel e licenciado em pedagogia.
Só que este apostilamento era obrigatório até 2010, desta forma vc terá que contar com a boa vontade deles.
mes passado teve um caso parecido com o seu e para minha surpresa a faculdade apostilou para esta pessoa que orientei o apostilamento.
Meu email é joaocarlosmaria@yahoo.com.br
Pois vc pode me enviar um email para dar detalhes se vc perdeu ou não sua vaga, no aguardo.

V@GUINEIS disse...

Boa noite João Maria! Como vai?

Há algum tempo te perguntei sobre os cursos de Complementação Pedagógica ou Segunda Graduação oferecidos pelo IBE Instituto Brasileiro de Educação (http://www.ibedf.com.br), sendo oferecido ao final do curso um Diploma e não apenas Certificado. Você me disse que não conhece essa faculdade. Mas o IBE é apenas um instituto. Quem expedirá o Diploma será a faculdade UNISABER ou FAVIX. Você conhece?
Aguardo seu retorno!
Desde já, muito obrigado!

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Bom dia Vaguineis aqui tudo bem .
Veja sobre o que vc pergunta , é facil saber.
O mec tem um site que , ao digitar o noem da isntituição, mostra se ela é cadstrada ou nao.
Veja o endereço do site.
http://emec.mec.gov.br/
E sempre que vc for querere saber sobre uma isntituição , faça o mesmo procedimento.
Até mais e mais uma vez obrigado pela confiança.

V@GUINEIS disse...

Eu já fiz esse procedimento.
Vi que as duas faculdades são credenciadas.
Mas te perguntei sobre o seu
conhecimento dessas faculdades em relação a esse tipo de curso.
Aguardo retorno! E me desculpe o incômodo.

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Vaguineis, já te responde sobre isto.
Se vc quer saber sobre um curso tem que entrar em contato com o MEC elstem telefone e-mail.
Eu não conheço esta faculdade e nem estes cursos. Vc já sabe minha opinião e a muito já dei a resposta.
Até mais e boa sorte.

Anônimo disse...

Boa tarde! você sabe infomar onde tem o curso de pedagogia para licenciados no Rio de Janeiro?Ou a distância com encontro mensal. A UNINOVE , os encontros são quinzenais.Obrigada.

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Anônima, obrigado pela confiança.
Busquei na web e não encontrei no Rio. O que aparece é só a UNINOVE.
Tente fazer pedagogia normal e eliminar as materias, vc entra como,portador de ensino superior.
E pede aproveitamento de estudos.
Agora o Claretiano tem este curso ead , mas não tem polo no rio, os encontros são mensais e avs vezes bimestrais.
No Espirito Santo tem, e em MInas tb. o curso é ead.
Estou a disposição.

Jucielle Macedo Alves disse...

Oi, bom dia, sou formada em pedagogia com 5 habilitações, pela UNIMONTES. esse diploma pode ser enviado para concurso no caso de contar especialização, sendo que o requisito básico para concorrer a vaga é graduação?

Jucielle Macedo Alves disse...

Oi, bom dia, sou formada em pedagogia com 5 habilitações, pela UNIMONTES. esse diploma pode ser enviado para concurso no caso de contar especialização, sendo que o requisito básico para concorrer a vaga é graduação?

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá Jucielle, e obrigado pela confiança. Veja é usual entre diplomas, que tenham habilitações terem um peso.
Pois quem possui um diplma de pedagogia com uma habilitação tem um peso, quem possui uma habilitação e uma pós em gestão tem outro peso.
E no seu caso as habilitações superam as citadas anteriormente. Pois o que habilita é a graduação. E isso vc possui através de 5 habilitações.
Mas me de mais detalhes, pois estou respondendo, com que vc me passou, qualquer ponto por q pequenino que seja, que vc não mencionoou pode ter uma diferença enorme.
No aguardo e até mais.

Anônimo disse...

Eliane.
Oi João! Boa noite,adorei o seu blog, está de parabéns, porém você quase solucionou minha dúvida, rsrsrs.
Tenho pedagogia e percebi que se quiser dar aulas de matemática( o que adoro e sei fazer de melhor) o certp é um segundo título e não a pós! Fazendo esta nova titulação devo pedir o apostilamento na instituição que fiz pedagogia ou na que pretendo fazer matemática?? Tem alguma sugestão de uma instituição de ensino à distância confiável?
lyaricardo@yahoo.com.br

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Eliane obrigado pela confiança.
Já que vc deixou um emial, então vou responder-lhe por ele. Até mais.

Luciana disse...

Olá João, li todos os seus comentários mas até agora não consegui entender direito o que é apostilamento. Acontece o seguinte, fui aprovada em um concurso para professor de creche em Ribeirão Preto, mas no dia da atribuição não aceitaram meu diploma da pedagogia pois não estava apostilado, só não perdi a vaga pois apresentei meu diploma do magistério. Fui orientada a ir na faculdade e pedir o apostilamento, mas na instituição disseram que nunca tinham visto isto, que era pra eu me informar melhor porque o diploma é válido e era só apresentar o histórico junto, o problema é que a prefeitura de Ribeirão exige o apostilamento. e agora não sei como proceder, visto que a faculdade não apostila o diploma, você poderia me orientar a esse respeito? Não quero perder a oportunidade de ganhar de acordo com minha qualificação. Me formei em 2010, no diploma consta licenciatura plena, e no histórico as 3200 horas do curso e as 300 horas de estágio em educação básica. A faculdade é nova, minha turma foi a terceira a se formar, não sei se isso interfere em alguma coisa, mas em fim...Por favor me ajude, meu email é lucirezende.pf@gmail.com
Obrigada Luciana.

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá Luciana, e obrigado pela confiança.
Veja isto que eles pedem, não tem pé nem cabeça. As habilitações que eles pedem não existem mais pois o curso de pedagogia, em 15 de maio de 2006.
O curso tinha 2.800 horas e passou a ter 3.200 horas. Licenciatura plena ou curta bem como o curso de gestão, orientação, supervisão e educação especial não existe mais.
Agora no diploma de pedagogia vem escrito licenciado-a em pedagogia.
No seu histórico consta os esta´gios e disciplinas, tanto da educação infantil, como dos anos inciais etc.
Olha veja o endereço do MEC com esta resolução sobre as novas diretrizes do MEC.
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf
Copie e cole no seu navegador imprima e vá na secretária entre através de seu diploma, vc não precisa fazer mais nada.
O apostilamento é quando antigamente, as habilitações que existiam antes,por ex.
Se v tinha habilitação em gestão depois de formada vc poderia completar algumas disciplinas e apostilando no verso do diploma. Isto significa uma habilitação.
Hoje isto não existe mais. Vc eu que somos formados nos novos moldes podemos fazer, uma pós, em gestão, educação especial, psicopedagogia, com a pós estamos habilitados.
Se esse pessoal não te atender , pegue o nome destas pessoas anote, e
passe meu email para eles joaocarlosmaria@yahoo.com.br e me de o emial ou telefone desse pessoal.
Posso vida que pessoal desatualizado isto dá punição. E se vc não tivesse o curso de magistério, perderia uma vaga sem motivo. Al[em de que pedagogia com magistério ganha mais, do que só pedagogia, fique atenta a isto tb.
No aguardo.

angela oliveira disse...

Boa Noite!
Sou pedagoga com licenciatura em orientação educacional e disciplina pedagogica.A minha grande dúvida é: com a minha graduação eu posso prestar oncurso para pedagogo quando no edital diz que a vaga é para pedagogia plena?
Angela Oliveira

angela oliveira disse...

Boa Noite!
Sou pedagoga com licenciatura em orientação educacional e disciplina pedagogica.A minha grande dúvida é: com a minha graduação eu posso prestar oncurso para pedagogo quando no edital diz que a vaga é para pedagogia plena?
Angela Oliveira

Anônimo disse...

Olá João

Sou bacharel em direito e dou aulas de inglês em escolas de idiomas, gostaria de dar aulas de inglês em escola publica,posso fazer uma complementação ou algo assim? Pode ser feito via ead?

Obrigada
Juliana Saito

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Resposta para Ângela Oliveira.
Licenciatura plena significa, que vc fez o curso e completou. Houve uma época em quem cursava metade do curso de licenciatura, recebia um diploma de licenciatura curta, que o habilitava em uma função.
Me mada o edital e um Scanner de seu diploma e seu histórico do curso de pedagogia, e se vc tiver normal magistério médio, manda tb
para o email joaocarlosmaria@yahoo.com.br
Obrigado pela confiança.

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Resposta para, Luliana Saito.
Juliana, para dar aulas na rede pública, vc pode a principio, se inscrever na delegacia ou diretoria de ensino de sua localidade. Para atuar como professor não efetivo bacharel, e tecnólogo, podem se inscrever.
Agora se vc quer prestar concurso público, faça um curso só de licenciatura em inglês, que não tem português, . Vc pode tb fazer um curso de complementação pedagógica em inglês -português.
Qualquer dúvida escreva para meu email joaocarlosmaria@yahoo.com.br
Obrigado pela confiança.

ana deise disse...

olá! tire minha dúvida. Passei num concurso de professor II e não pude assumir pois tenho magistério a nivel de segundo grau e sou bacharel em pedagogia com supervisão e administração escolar.eles exigem a licenciatura.Eu poderia apostilar meu diploma somente com o magisterio a nivel de 2º grau? e se eu fizer um curso R2 a distãncia? Em meu diploma de curso normal tem as exigencias da resolução. Por favor, me exclareça!!!

Ana Deise disse...

olá! por favor, tire minha dúvida. sou bacharel em pedagogia em supervisão e administração escolar.terminei esse curso em 2005 e fiz o curso normal que me habilitava dar aula nas séries iniciais.meu diploma de pedagogia pode ser apostilado com o curso normal? visto que tem as exigencias da resolução.a

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Ana Deise, obrigado pela confiança.
Te mandei um Email, estou no aguardo d seu retorno.

Anônimo disse...

Me formei em 2001 em pedagogia (Administração escolar). Nunca atuei na área. Hoje tenho estudado para concurso e gostaria de saber o que preciso apresentar como documentação. Na época que me formei, falaram que eu tinha que retirar um documento no mec para poder exercer a profissao. Os unicos documentos que peguei na epoca foi o historico e diploma. Obrigada. Maria

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Me manda um Scanner da documentação que vc tem , do diploma e histórico. E se vc pretende atuar como professora, ou gestora, vc não especificou bem par que cargo vc pretende prestar concurso. Meu email joaocarlosmaria@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá, João Maria Andarilho Utópico.

Cursei o Programa Especial de Formação Pedagógica" na disciplina Biologia que a UNIMES oferece em e.a.d. e recebi meu certificado. Fui aprovado em um concurso da SEE/MG que tem precisão de posse em Jan/2013. Porém, a UNIMES diz que o o curso está em análise pelo MEC para o reconhecimento e que no site da UNIMES você acessa a documentação da autorização. Você sabe informar se corro risco de não tomar posse por essa condição ou algum contratempo, como prazo? Agradeço se me enviar a resposta pro email : rodrigo_neto@hotmail.com

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Sim Rdrigo, vou te mandar um email. Obrigado pela confiança.

Anônimo disse...

Bom dia professor João!

Sou Bacharel em Ciência da Computação, e há algum tempo conversei contigo através de postagens neste Blog
a respeito de uma segunda graduação que eu estava fazendo.
Terminei! Agora meu certificado e histórico chegaram, mas o total da
carga horária (Licenciatura em Química) é de 2445 horas.
Gostaria de saber se essa carga horária está de acordo com a lei.
A conclusão do curso foi em dezembro de 2011 pela FAVIX.
Aguardo retorno!
vaguineis@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Bom dia professor João!

Sou Bacharel em Ciência da Computação, e há algum tempo conversei contigo através de postagens neste Blog
a respeito de uma segunda graduação que eu estava fazendo.
Terminei! Agora meu certificado e histórico chegaram, mas o total da
carga horária (Licenciatura em Química) é de 2445 horas.
Gostaria de saber se essa carga horária está de acordo com a lei.
A conclusão do curso foi em dezembro de 2011 pela FAVIX.
Aguardo retorno!
vaguineis@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Bom dia professor João!

Sou Bacharel em Ciência da Computação, e há algum tempo conversei contigo através de postagens neste Blog
a respeito de uma segunda graduação que eu estava fazendo.
Terminei! Agora meu certificado e histórico chegaram, mas o total da
carga horária (Licenciatura em Química) é de 2445 horas.
Gostaria de saber se essa carga horária está de acordo com a lei.
A conclusão do curso foi em dezembro de 2011 pela FAVIX.
Aguardo retorno!
vaguineis@yahoo.com.br

V@GUINEIS disse...

Bom dia professor João!

Sou Bacharel em Ciência da Computação, e há algum tempo conversei contigo através de postagens neste Blog
a respeito de uma segunda graduação que eu estava fazendo.
Terminei! Agora meu certificado e histórico chegaram, mas o total da
carga horária (Licenciatura em Química) é de 2445 horas.
Gostaria de saber se essa carga horária está de acordo com a lei.
A conclusão do curso foi em dezembro de 2011 pela FAVIX.
Aguardo retorno!
vaguineis@yahoo.com.br

V@GUINEIS disse...

Bom dia professor João!

Sou Bacharel em Ciência da Computação, e há algum tempo conversei contigo através de postagens neste Blog
a respeito de uma segunda graduação que eu estava fazendo.
Terminei! Agora meu certificado e histórico chegaram, mas o total da
carga horária (Licenciatura em Química) é de 2445 horas.
Gostaria de saber se essa carga horária está de acordo com a lei.
A conclusão do curso foi em dezembro de 2011 pela FAVIX.
Aguardo retorno!
vaguineis@yahoo.com.br

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Pelo que vc descreve parece tudo certo, mas tenho que ver seu diploma e histórico , escaneia eles e manda para mim

Monalisa Oliveira Rodrigues disse...

Boa noite,
Sou Monalisa, moro em MG e possuo licenciatura plena em pedagogia e gostaria de saber o que devo fazer para poder lecionar História, Filosofia e Literatura no Ensino Médio?

Outra dúvida: gostaria de realizar segunda licenciatura em História e não consigo encontrar alguma instituição que seja possível fazer isso como uma complementação, elimino matérias já estudadas. Gostaria de um curso de 12 meses.

Aguardo sua resposta,
desde já agradeço.

Monalisa Oliveira Rodrigues disse...

Boa noite,

Sou Monalisa, moro em MG e sou graduada em licenciatura plena em pedagogia, gostaria de saber como devo proceder para poder lecionar História, Filosofia e Literatura no Ensino Médio?

Outra coisa: gostaria de saber de uma instituição que é possível realizar a segunda licenciatura em história eliminando disciplinas já feitas e em um prazo de 12 meses.

Aguardo retorno,
Desde já agradeço.

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá Monalisa, e obrigado pela confiança.
Vamos a sua questão.
Também sou pedagogo e Estrou dando aula de história numa escola estadual de SP. Mas em carater emergencial.
Agora as segundas licenciaturas são para vc poder se habilitar em outras materias e series.
Veja abxio links de faculdades que dão este curso.
http://www.unar.edu.br/portal/siteunar/index.php/ead?id=168

http://www.unicastelo.br/site/graduacao/segunda_licenciatura/

As que lembro agora são estas acima.
Espero que lhe ajude.

Prof. Marcelo Magalhães disse...

ola, jão, sou bachareu em zootecnia e estou terminando o R2 com habilitação em biologia, gostaria de saber se só o certificado me da os direitos de licenciado, ou se depois de pegar este certificado devo apostilar meu diploma de zootecnia, no caso de apostilamento, é a faculdade que ofertou a zootecnia que apostila, ou a faculdade que ofertou o programa R2? por favor, me oriente...

Prof. Marcelo Magalhães disse...

ola, joão, sou bachareu em zootecnia e estou terminando R2 em biologia, gostaria de saber se depois que chegar o certificado devo fazer o apostilamento do diploma de zootecnia, ja que o R2 não fornece um diploma e sim um certificado, no caso de ter que apostila, qual a universidade que faz o procedimento, a do R2 ou a do Bachareu em zootecnia? se nao apostilar, o certificado vale como habilitação para a referida disciplina? me oriente por favor...

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá professor Marcelo, e obrigado pela confiança.
Vamos a sua questão.
Veja apostilamento, é feito para graduações que tenham no seu curso mais de uma habilitação. SE no seu curso de zootecnia tiver uam habilitação em biologia, ai vc pode apostilar. Mas o certificado de R2 não precisa de apostilamento pois o mcertificado é equivalente a licenciatura.
E segue a Resolução R2 que foi feito no governo do então presidente fernando Henrique Cardoso.
Veja abaixo os links desta resolução federal, para vc ficar tranquilo.
E um vídeo que fiz sobre apostilamento.
Copie e cole no seu navegados.

http://educacaodialogica.blogspot.com.br/2010/11/r2-complementacao-pedagogica.html

http://www.youtube.com/watch?v=g8rMe2AotgI

Espero que lhe ajude.


MINHA FELICIDADE TEM NOME BEATRIZ!!!! disse...

Bom dia!!! Estou muito aflita, me formei em licencitura plena em pedagogia com habilitação nas series iniciais do ens fundamental e supervisão escolar em 2008 sendo que passei agora em um concurso para profesor de educação infantil que pede habilitação em educação infantil. Como devo proceder?

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá mãe de Beatriz, obrigado pela confiança. Veja para eu te dar uma resposta certa, vou precisar que vc me mande o edital do concurso que vc fez.
Um scanner de seu diploma de pedagogia e histórico tb. Se vc fez o magistério médio, mande também.
Se vc tem magistério com habilitação em educação infantil vc pode entra nesta vaga utilizando ele.
Conforme as disciplinas que vc fez na graduação e estágio, vc pode estar pedindo um apostilamento em seu diploma na faculdade que vc fez pedagogia. Se eles fizerem , vão carimbar no verso de seu diploma esta hailitação.
mas me amnda o que lhe pedi.
para email joaocarlosmaria@yahoo.com.br
E vai na faculdade que vc fez o curso se for possivel.
Estou a sua disposição e até mais.

Adriana disse...

Olá, sou formada no curso bacharel de tecnologia de alimentos e fiz uma complementação pedagogia em pedagogia (910 h). Gostaria de saber se posso fazer concurso para o cargo de Professor de Educação Básica I - professor polivalente que exige com pré-requisito Curso Superior em Pedagogia ou Habilitação Apostilada?

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá Adriana, e obrigado pela confiança.
Veja para eu poder te responder com a maxóma clareza preciso, que vc me mande um scanner de seu diploma e histórico, se vcc tem magistério tb.
POis n~çao existe pedagogia para bachareis como complementação. Por este motivo me mande certo além de me mandar o edital do concurso.
No aguardo e até mais.

Anônimo disse...

Olá!

Veja se vc pode tirar a minha dúvida!

Sou licenciada em Pedagocia com Habilitação em Administração Escolar desde 2003. Realizei o apostilamento em 2010, e esse carimbo diz que tenho o direito de dar aula nos anos iniciais do Ens. Fundamental. Para apostilar, faltava no meu histórico uma disciplina que se chama: Metodologia do Ensino Fundamental. Mas, a mestre, coordenadora do curso de Pedagogia, quando fui apostilar, disse em seu parecer, conforme a Resolução do CNE, que por eu ter feito a Didática I, II III eu atingi as competências dessa disciplina que eu não tem no meu histórico. Tenho também 300 hs de estágio. Estou para ser convocada no concurso da SEDF, e o edital pedia habilitação nas Séries Iniciais do EF e/ou Educação Infantil. Então, o meu apostilamento me confere o direito de dar aula para o Ens. Fund. Também tenho o Magistério, porém aqui no DF, ele não é aceito mais, pois o plano de carreira dos professores é só para o nível superior. O que vc me diz sobre essa minha situação? Na hora de conferir o diploma eles olham o carimbo e pronto? É assim? Meu email é carlaeloisasilva@gmail.com.

Desde já agradeço muito a sua ajuda! Tenho um pouco de urgência! Obrigada!

Anônimo disse...

Boa noite,

Sou formada em pedagogia. Iniciei o curso em 2006 e terminei em 2009. No meu diploma esta: Licenciatura plena em pedagogia.Porém meu curso não tem o registro da resolução CNE/CP Nº 1, de 15/05/2006. O problema é o seguinte nem todos aceitam meu diploma. A faculdade fala que esta tudo certo. O que devo fazer?

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Para eu poder te ajudar, me manda um scaner do seu diploma frente e verso, e do seu histórico também.
Com isto em mãos ou posso lhe dar uma resposta embasada com documentos.
mandeos para joaocarlosmaria@yahoo.com.br

Roney disse...

Boa noite João, estou a dias procurando alguém para me ajudar em umma duvida. Fiz a faculdade de Pedagogia e saiu no meu diploma como bacharel, mas fiz o apostilamento na mesma faculdade me dando habilitação para atuar nas séries iniciais. Passei em um concurso. Por favor João, com esse diploma posso tomar posse ou tenho que fazer a complementação? Me responda, pois estou aflito sem saber seposso ou não tomar posse.

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá Roney, já te mandei um email. Obrigado por enviar o seu diploma scaneado.

Anônimo disse...

Enfermeiros deveriam pedir Apostilamento para se tornarem médicos cirurgiões...E viva a educação!!

João Carlos Maria disse...

Não posso dar um viva pra educação. Ela em nosso país esta ruim.
A saúde o mesmo.

Dickinson disse...

Me formei em letras ano passado, 2012 e no meu diploma não consta habilitação português e inglês fui na faculdade me informar e a moça me disse que os novos diplomas não constam mais a habilitação com a nova lei. Essa informação procede?

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá Jaqueline, e obrigado pela confiança.
veja li as diretrizes do MEC , que fala a respeito do curso de letras, e nada disto esta escrito lá. Li um artigo extenso de um professor universitário especialista em legislação e nada. Se vc fez o curso e fez disciplinas relativas ao inglês bem como estágio. Não dá para entender por que não consta,esta habilitação. Quando vc ingressou no curso estava explicito que vc receberia esta habilitação. Me de mais detalhes. E peça na secretaria a esta lei. E de uma olhada nos links que deixei abaixo.

http://www.abmes.org.br/abmes/noticias/detalhe/id/117

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf
Espero que lhe ajude e me de mais detalhes .

Simone Valenga disse...

Olá João, fiz o curso de Magistério, concluindo em 1993.
Em 1999 graduei-me em Educação Física e agora em 2013 pretendo fazer pós graduação em Psicopedagogia.
Como estou afastada da área, gostaria de saber se meu curso de magistério ainda é aceito para dar aulas.
Parabéns pelo blog! Excelente! Deus o abençoe! e muito obrigada.

João Maria Andarilho Utópico. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá Simone, e obrigado pela confiança e palavras. Se vc fez licenciatura em educação física, o melhor a vc fazer é licenciatura em pedagogia. São as chamadas segundas licenciaturas. Na UNINOVE tem este curso pedagogia para licenciados dura um ano. Ao final do curso vc terá um diploma de pedagoga igual ao m meu. A magistério médio ainda vale, poois no Brasil ainda há cursos, e muita gente formada. Apesar de em muitos concursos não pedirem. mas a LDB que é a lei máxima sobre educação no país diz, no seu artigo LDB 93-94/96 em seu artigo 62 e 63.
tÍtuLo VI
DoS ProFISSIoNAIS DA EDuCAÇÃo
42Art. 61. Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que,
nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:
41 Parágrafo regulamentado pelo Decreto no
6.571, de 17-9-2008.
42 Artigo regulamentado pelo Decreto nº 3.276, de 6-12-1999, e com redação dada pela Lei n° 12.014,
de 6-8-2009.Série
34 Legislação
I – professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na
educação infantil e nos ensinos fundamental e médio;
II – trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com
habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas
mesmas áreas;
III – trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico
ou superior em área pedagógica ou afim.
Parágrafo único. A formação dos profissionais da educação, de modo a
atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos
objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá
como fundamentos:
I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos
fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho;
II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados
e capacitação em serviço;
III – o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em institui-
ções de ensino e em outras atividades.
43Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á
em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação
mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro
primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na
modalidade Normal.
Então mesmo os concursos pedindo ensino superior, eles tem que colocar o magistério médio.
Isto da um rolo , mas ganhamos, pois a LDB é clara.
meu email é joaocarlosmaria@yahoo.com.br

Simone Valenga disse...

João, muito obrigada pelo esclarecimento. Um abraço. Deus o abençoe.

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Obrigado Simone, estamos as ordens. E esta palavra Deus abençoe e tudo na vida de gente. obrigado.

Anônimo disse...

Olá João,
Sou formada em Licenciatura Letras- Português/Literaturas e tenho duas pós: uma em orientação e supervisão escolar e outra em psicopedagogia. Nos editais de Concurso solicitam Pedagogia ou Pedagogia com as especialização acima citadas. Então eu não poderei exercer essas profissões por meio de concurso público? É possível apostilamento nesses casos. O apostilamento é da Universidade que fiz a graduação ou a pós graduação, já que são universidades diferentes? Angela

João Maria Andarilho Utópico. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá Ângela, e obrigado pela confiança.
Veja realmente eles no concurso pedem pedagogia e uns além de pedagogia, uma pós em gestão igual a que vc fez. Também é comum pedirem tempo de sala de aula. Apostilamento
no seu caso não pois, a graduação em letras não oferece esta habilitação. Se fosse para vc apostilar um ex. espanhol , ou francês etc. Ai cabe o apostilamento, pois na graduação em letra há estes cursos. Mas não existe letras habilitação em pedagogia.
O melhor é fazer um curso de pedagogia, como vc é licenciada e tem pós o curso dura 10 meses em média.

Anônimo disse...

Bom dia!
Passei em um concurso publico para fisioterapeuta mais so me formo no meio do ano q vem, gostaria mt de assumir no fim do ano existe alguma lei q a faculdade possa me adiantar meu diploma? so para eu assumir e nao perder ess chance q eh de ouro,vou continuar normalmente meu curso!
como devo proceder?
amancinmacedo@hotmail.com

Anônimo disse...

Bom dia!
Passei em um concurso publico para fisioterapeuta mais so me formo no meio do ano q vem, gostaria mt de assumir no fim do ano existe alguma lei q a faculdade possa me adiantar meu diploma? so para eu assumir e nao perder ess chance q eh de ouro,vou continuar normalmente meu curso!
como devo proceder?
amancinmacedo@hotmail.com

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Amancimacedo, veja o que vc pode fazer é pedir final da fila no concurso. Ai vc fica para ser chamada, quando todos forem chamados.
No site JusNavegandi tem casos parecidos com o seu, veja mais no link abaixo.
http://jus.com.br/forum/277980/passei-no-concurso-publico-e-agora-nao-terminei-a-faculdade/

Anônimo disse...

Obrigada pela resposta, mais se eu for fazer isso eu vou p a fla dos classificados la so eh 1 vaga e classificados sao uns 10 desses 10 vou la p o final ae nao da certo!

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Se não fizer isto vc já perde sua vaga. o Edital é claro sobre este assunto. torça para não chamarem agora. Tõ na torcida.

aldeceles marinho disse...

João Boa noite, preciso muito de sua ajuda.Moro no Ceará em Juazeiro do norte e sou licenciada em História. Gostaria muito de ter o curso de pedagogia para que eu possa fazer concursos. O apostilamento me dá este direito, de fazer qualquer concurso? e do que se trata este R2, e adequação? qual a diferença? posso fazer EAD? Aguardo. obrigada

aldeceles marinho disse...

boa noite João, preciso de sua ajuda. Sou licenciada em Historia,posso fazer um apostilamento em pedagogia, e concorrer em concursos publicos como pedagoga?

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá Aldeceles, e obrigado pela confiança. OLha, fiz um vídeo sobre r2 e apostilamento.
Veja os links abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=hcSaIdkdmLw

http://www.youtube.com/watch?v=hcSaIdkdmLw
Copie e cole no navegador.

Se lhe servir os vídeos da um retorno.
Pois fiz um video hoje, especificamente para vc, que vai no youtube amanhã.

aldeceles marinho disse...

Obrigada Prof João.O vídeo esclareceu bastante as minha dúvidas. Já sou professora a bastante tempo,mas não sou da rede pública, por isso tenho interesse de fazer concurso para pedagogia, e também gosto muito de dar aula na Ed. infantil. Tenho pós em psicopedagogia. então eu devo fazer um curso de segunda licenciatura,ou seja uma complementação pedagógica.Obrigada. abçs!

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Fazendo a segunda licenciatura, no final do curso vc tem um diploma de pedagoga. Agora no artigo 62 da LDB, que foi alterada pela LEI 12796 de 4 de abril de 2013

“Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm#art1

Este curso se vc fizer o magistério nivel médio que tenha educação infantil e anos iniciais, vc poderá concorrer em concursos.
Estes cursos tem ead e no seu caso duram 1 ano.

Rita disse...

Por favor,Prof João Maria,
Me formei em 1984 na UVA-RJ, no curso de Pedagogia, com habilitação no Magistério de 2º grau(disciplinas pedagógicas) e Administração Escolar.
Concorrendo a uma vaga em qualquer instituição educacional, em que esteja em igualdade de condição com outros canditados, tenho alguma vantagem tendo duas habilitações com outro que só tenha o diploma de Pedagogo?
Obrigada,
ritamatias123@gmail.com

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Lhe mandei um email, estou no aguardo.
Obrigado Rita pela confiança.

Anônimo disse...

Olá João, sou pedagoga, formada em licenciatura plena. Prestei um concurso para ed. infantil que pede escolaridade mínima magistério ou pedagogia licenciatura plena mais especialização em ed. infantil. Não tenho a especialização, mas sou habilitada para trabalhar com ed. infantil, já que a minha licenciatura é plena. O município pode impedir a minha nomeação pela falta da especialização? Samantha

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá Samantha e obrigado pela confiança. veja teria que ver o edital. Sem ver o edital fica complicado falr qualquer coisa. E teria que ver se esta especialização é critério para desempate.

Anônimo disse...

O edital está neste endereço: http://publicacoes.fundatec.com.br/home/portal/concursos/editais/edital_2268000de4c.pdf
E a especialização não é critério de desempate. Samantha

João Maria Andarilho Utópico. disse...

No edital diz para o cargo de atendente da edução infantil, que a pessoa tem que ter magistéio com habilitação em educação infantil, ou pedagogia com habilitação em educação infantil. ou licenciatura mais especialização.
Ou seja se vc é licenciado em matemática, história etc se tiver especialização em educação infantil pode participar.
No seu caso vc já tem a habilitação.

Anônimo disse...

ntJoão, muito obrigada pelas respostas, eu interpretei errado o edital.
Parabéns pelo blog. Samantha

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Fico feliz que tenha lhe ajudado. Estou a sua disposição.

Anônimo disse...

Olá, primeiramente felicito pela excelente iniciativa de ajudar aqueles que precisam, meu caso é o seguinte sou graduada em Direito mas gostaria de fazer R2 pra lecionar História, pois sempre gostei muito da matéria e queria prestar concursos. Então entrei em contatopor telefone com uma Instituição que diz oferecer a distancia, mas para surpresa eles disseram que só formam em pedagogia, não sabia q tinha habilitação R2 p essa área já q sempre vejo em biologia, matemática, geografia etc. Minha pergunta é isso é possível? Outra coisa q eles disseram e q me intrigou é q além do certificado receberia diploma em licenciatura/pedagogia. Acho q o atendente por tel me deu informação errada pois no site fala segunda graduação mas remete à resolução do Mec q não lembro o n° agora q trata do R2. Estou muito confusa me ajude se for possivel. Obrigado desde já. Marjorie

Anônimo disse...

Olá, primeiramente felicito pela excelente iniciativa de ajudar aqueles que precisam, meu caso é o seguinte sou graduada em Direito mas gostaria de fazer R2 pra lecionar História, pois sempre gostei muito da matéria e queria prestar concursos. Então entrei em contatopor telefone com uma Instituição que diz oferecer a distancia, mas para surpresa eles disseram que só formam em pedagogia, não sabia q tinha habilitação R2 p essa área já q sempre vejo em biologia, matemática, geografia etc. Minha pergunta é isso é possível? Outra coisa q eles disseram e q me intrigou é q além do certificado receberia diploma em licenciatura/pedagogia. Acho q o atendente por tel me deu informação errada pois no site fala segunda graduação mas remete à resolução do Mec q não lembro o n° agora q trata do R2. Estou muito confusa me ajude se for possivel. Obrigado desde já. Marjorie

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Olá Marjorie, e obrigado pela visita e confiança. Vou fazer um vídeo explicando sobre isto. Seu nome vai ser mantido no anonimáto.

Anônimo disse...


Ola João, o curso de pedagogia para licenciados da UNINOVE, da direito a Administração Escolar, consta no histórico gestão escolar I e II é preciso fazer apostilamento, uma vez que não específica Administração Escolar? Obrigado.

João Maria Andarilho Utópico. disse...

Tenho um vídeo respondendo a esta e outras questões. Obrigado pela confiança.
Veja o link abaixo .
https://www.youtube.com/watch?v=kMwvGQGodH0

viajar disse...

Olá professor tudo bem?Tenho uma dúvida,meu nome é Letícia,sou bacharel em Ciências Biológicas,e fiz a licenciatura pela Resolução 2(portanto tenho certificado de licenciatura para Ciências.Agora gostaria de fazer Pedagogia.Será que posso faze-la em um período menor,através da Pedagogia para licenciados?Ou terei que fazer o curso todo já que sou portadora de certificado e não diploma de licenciatura

João Maria disse...

Olá Letícia. e obrigado pela confiança.
E vamos a sua questão .
Veja vc fez um curso R2, este curso é especifico e para suprir uma carência. Certo, para vc fazer pedagogia teria, que ser licenciado. Para ser em menos tempo.
Olha para ser um pedagogo são muitas disciplinas e questões.
mas no Brasil tudo é possivel.
Desta forma como vc tem um certificado equivalente a licenciatura , vc poderá ver em uma instituição que da este curso. E pedir para eles verificarem seu certificado.. Mas preciso de mais detalhes, se vc atua como professora. Ai vc, não importa sua formação vc pode fazer as segundas licenciaturas. E dura em média 18 meses.

GRACINHA disse...

Ola João boa tarde
Meu nome e Grace e estou fazendo pedagogia na Unimes virtual, gostaria de saber se você tem alguma informação de pessoas que não receberam seu diplomas, e se a instituição e confiável mesmo? Desde já agradeço pela atenção

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 275   Recentes› Mais recentes»

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...