quarta-feira, 16 de abril de 2008

Você sabe, o que é Apostilamento de diploma. (CNS/CES).


Gostaria de falar com os estudantes de pedagogia como eu, que existe o apostilamento de diplomas.
Uma vez na aula de legislação educacional, nosso professor falou sobre o apostilamento de diplomas. Mas o que vem a ser este ato.
Apostilamento de diplomas
É o registro feito no diploma quando o aluno apresenta conclusão de estudos adicionais.
O apostilamento de estudos adicionais de cursos concluídos antes da Lei Federal n.º 7044/82, deve ser feito pela Secretaria de Estado de Educação.
O apostilamento de estudos adicionais em diplomas de cursos concluídos depois da Lei Federal n.º 7044/82, deve ser feito pela escola que ofereceu o curso.
Documentos necessários: Diploma, histórico escolar.
Endereços das Superintendências


Apostilamento de Diploma Pedagogia
Vamos dar um ex.: Você que cursou bacharelado em pedagogia, pela nova lei de diretrizes, se você passar em um concurso público para a vaga de professor não poderá assumir o cargo. Gostaria de contar um caso verídico que aconteceu comigo.

Eu participo do Yahoo respostas. E uma pessoa fez uma pergunta, referente a concursos.

Ela tinha passado em um concurso, mas quando foi assumir disseram para ela que não poderia assumir, pois, ela era bacharel em pedagogia. Minha resposta a esta pergunta foi da aula que tive sobre apostilamento de diplomas. Ela voltou a Instituição a qual fez o curso . E hoje ela faz parte da rede pública de educação de Simões Filho. Então como é importante conhecermos as leis para não sermos enganados. Se você fizer um pós em aperfeiçoamento, especialização em gestão, coordenação, orientação, assessoria, e supervisão escolar. Você poderá voltar a Instituição a qual fez o curso e pedir o apostilamento do diploma. Com isso se tiver concursos para estes cargos citados você poderá concorrer. Com o apostilamento você está na verdade legitimando seu diploma onde ele entra em consonância com, a nova lei dos cursos de pedagogia. Um detalhe que não pode passar batido, o que determina sua profissão é sua graduação. Você pode ter Especialização em psicologia ou mesmo doutorado, se não tiver graduação em psicologia você não poderá abrir uma clínica, mas pode dar aula em faculdades. Quando fazemos uma complementação pedagógica ou um apostilamento estes cursos vão ser agregados ao meu diploma. Com isso é como se fosse uma outra graduação. O curso de pedagogia aumentou de 2.800 horas para 3.200 horas. Se você que que se formou antes de 2007 veja seu histórico se tiver menos de 3.200 horas peça seu apostilamento. faça isso para não ter surpresas futuras. Muitos pedagogos/as não estão dando aulas por este detalhe. Agora nas aulas de LDBs não vamos dar bobeira.


Abaixo um documento sobre este tema que peguei no portal do MEC. Obrigado pela visita. E uma informação por pequena que seja pode fazer uma diferença em nossa vida (efeito borboleta). Como no caso da nossa amiga pedagoga de Simões Filho, Ba.


28/11/2006 12:05:20
Foi aprovado no dia 2 de Fevereiro o Parecer CNE/CES 23/2006, com seu respectivo Projeto de Resolução anexo, que propõe revisão da Resolução CNE/CES 1/2005. O referido parecer já foi homologado. Publicou-se a Resolução CNE/CES nº 8/2006 decorrente daquele parecer. Leia os documentos abaixo:
Parecer CNE/CES nº 23/2006, aprovado em 2 de fevereiro de 2006Aprecia a Indicação CNE/CES nº 8/2005, que propõe a revisão da Resolução CNE/CES n° 1/2005, na qual são estabelecidas normas para o apostilamento, em diplomas de cursos de graduação em Pedagogia, do direito ao exercício do magistério nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Resolução CNE/CES nº 8, de 29 de março de 2006Altera a Resolução CNE/CES nº 1, de 1º de fevereiro de 2005, que estabelece normas para o apostilamento, no diploma do curso de Pedagogia, do direito ao exercício do magistério nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Dilatação do prazo:
Concluintes do curso de graduação plena em Pedagogia, até o final de 2007, terão direito ao apostilamento de habilitação para o exercício do magistério nos quatro anos iniciais do Ensino Fundamental, desde que tenham cursado com aproveitamento:
Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental;
Metodologia do Ensino Fundamental; e
Prática de Ensino-Estágio Supervisionado nas escolas de Ensino Fundamental, com carga horária mínima de trezentas horas, de acordo com o disposto no art. 65, da Lei 9.394/96.

Para os cursos concluídos anteriormente à edição da Lei 9.396/96, não haverá restrição de carga horária para Prática de Ensino-Estágio Supervisionado.
O apostilamento deverá ser averbado no verso do diploma do interessado, mediante requerimento junto à instituição que o expediu.
Os casos não abrangidos pelas condições previstas nesta Resolução continuarão sendo apreciados pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

A você que faz concursos públicos boa sorte. Nos próximos dias vou estar colocando assuntos referentes a complementação pedagógica. JoãoMaria.

290 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 290 de 290
Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Vc vai fazer o curso, quem não tem chance sou eu. Re re, já lhe enviei um email dando mais detalhes. E dando endereços de Universidades que dão este curso. Obrigado pela confiança e palavras.

Eliana disse...

Boa noite. Cursei bacharelado em Pedagogia e me formei em 2006. Também tenho o curso de formação de professores. Fiz um concurso público que pede a licenciatura e estou meio perdida. Posso apenas pedir apostilamento, devo fazer uma complementação pedagógica? O que é R2? Por favor me ajude estou completamente perdida.

Eliana disse...

Boa noite. Sou graduada em Pedagogia (bacharelado) me formei em 2006. Fiz o curso de formação de professores e agora fiz um concurso para a prefeitura que pede licenciatura. Posso pedir apostilamento, devo fazer uma complementação pedagógica, r2? Por favor me ajude estou perdida!

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Eliane obrigado pela confiança. fique tranquila, já lhe mandei um e-mail. E me mande os Scanner que lhe pedi.

Anônimo disse...

Olá, João!
Quero prestar concurso para professor de séries iniciais, mas sou graduado em pedagogia (término 2010) com habilitação em Coordenação. Para ter a habilitação em séries iniciais, fiz um apostilamento. Será que terei problemas?

Os requisitos do concurso estão abaixo:

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de licenciatura plena em Pedagogia com habilitação em Magistério para séries iniciais e/ou para Educação Infantil, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou diploma devidamente registrado de licenciatura plena em Pedagogia que atenda o inteiro teor do contido na Resolução n.º 01, de 15/05/2006 - CNE/CP; fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação ou diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de licenciatura plena em Normal Superior, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Att, Marco.

Edilene Lima disse...

Caro João, bom dia! preciso muito da sua colaboração, fiz o magistério e comecei a lecionar, passado um tempo eu fiz curso superior em Administração de empresas, fiz um concurso público para professor e continuei dando aulas de Educação Física. Para garantir minha vaga nessa disciplina e ter um melhor embasamento fui aconselhada a fazer uma pós graduação em Educação física escolar. Me tire essa dúvida posso receber como professor nível II? me inscrevi num concurso público para professor de Educação física, estarei amparada por lei para exercer o cargo? por favor me responde é muito importante pra mim. Obrigada! Edilene Lima

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Edilene, para eu poder te ajudar, me de detalhes precisos.
O que vc faz, sua formação,o plano de cargos e salários de seu município ou estado. O edital do concurso.
Para o meu email joaomariaandarilhoutopico@gmail.com

Unknown disse...

Você me respondeu a respeito do apostilamento,entrei em contato com a unicsul ,eles me mandaram entrar em contato com os parceiros responsável pelo curso ,porém a coordenadora do curso não sabe nada a respeito do apostilamento nem como funciona .e você também falou sobre eu pedir para meu nome ir para o final da chamada como eu fasso para fazer isto ? Com quem eu falo? Pode me esclarecer sobre as duas possibilidades como funciona .obrigada

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

SE ela não sabe tem que pedir informações para Unicsul. Sobre o final de fila no dia em que vc for chamado vc pedi final de fila.

Anônimo disse...

Olá. Minha graduação é em Filosofia, mas no verso do meu diploma tenho a habilitação para dar aula de Sociologia e Psicologia. Fiz um concurso para Sociologia em Brasília, e no edital não contempla essa situação. Posso assumir o concurso, haja vista essa habilitação em Sociologia no meu diploma?

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Veja para que eu posso saber, em que vc esta habilitado, preciso ver seu diploma e histórico, e tb ler o edital.
Me manda o edital do concurso e seu diploma escaneado, para joaomariaandarilhoutopico@gmail.com

Anônimo disse...

sou formada em licenciatura plena em pedagogia,gostaria de saber sobre o apostilamento em educação infantil.a faculdade cobrou 400 reias ...

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Veja o apostilamento era obrigatório ate 2010. Depois a faculdade faz o apostilamento se quiser, mas cobrar 400 reais, um absurdo, mas eles Devem ter um valor. Ate mais.

Anônimo disse...

Boa tarde, sou Marisa formada em licenciatura em pedagogia plena,gostaria de saber o q colocar no carimbo de pedagogo. Pois os médicos é o CRM,e assim por diante os profissionais colocam os seus registros e os Pedagogos colocam o q? na hora de assinar para alguma instituição.

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Grato Marisa pela confiança.
Veja nos pedagogos não temos uma conselho. Assim vc coloca o numero e seu RG.
Certo, ate mais.

Anônimo disse...

ola! Preciso urgente de sua ajuda:
formei em dezembro de 2012 e no meu diploma consta: habilitado para o exercicio do magisterio nos anos iniciais do ensino fundamental. Ocorre que passei num concurso e nao pude tomar posse, pois, segundo a Secretaria de Educaçao, nao há registro de habilitaçao para lecionar, na forma da lei de diretrizes basicas da educaçao. O que faço? qual argumento uso na minha defesa ?

por favor me ajude. obrigadaaa.

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Vc segue as novas diretrizes do curso de pedagogia. As habilitações foram extintas.
Por este motiva quem é formado depois de 15 de maio de 2006 segue estas novas diretrizes. Eles estão viajando na maionese.

Anônimo disse...

Boa tarde,primeiramente parabéns pelo blog e segundo gostaria de obter a seguinte informação:sou formada pela ULBRA,no ano de 2010 como licenciada em pedagogia, mas no verso do meu diploma consta a seguinte informação:apto a exercer docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, conforme resoluções CNE/CES 02/2008 e 02/2009.Pelas informações q obtive eu não sou considerada pedagoga, portanto não posso trabalhar como pedagoga para o estado, somente como professora do primeiro ao quinto ano,está correta esta informação? já procurei fazer uma complementação pedagógica para obter outro certificado onde me dará o direito de ser pedagoga, mas tenho duvida quanto a este tipo de formação, realmente ele me dará o direito? Aguardo, desde já muito obrigado. Silvia

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Obrigado pela confiança,
veja pelo que vc descreve o melhor é vc me mandar um Email com anexo s de seu diploma e histórico do curso de pedagogia. bem como o nome da pessoa que disse que vc não é pedagoga. Mande para joaomariaandarilhoutopico@gmail.com ou para joaocarlosmaria@yahoo.com.br
Ou mande para os dois. Com isto em mãos posso lhe dar uma resposta correta, mas lembandro vc é pedagoga sim.

Unknown disse...

João Maria Boa noite!
Estou interessada em prestar o concurso da prefeitura de sp este ano, e conversando com uma amiga que é especialista em legislação, me disse para eu ficar atenta no meu diploma, se tem a informação de séries iniciais. Pq eu sou formada em letras e depois fiz uma complementação na Uninove em 1 ano em 2010, olhei o diploma e não diz nada de anos iniciais, ai fiquei preocupada se poderei assumir caso passe.

Muito obrigada

Cristiane

Unknown disse...

Olá João boa noite! Estou interessada em prestar o concurso 2014 para professor prefeitura de sp.Sou formada em letras 2004 e fiz segunda graduação 1 ano pela uninove em 2010. Conversando com uma amiga ela disse que tem que ter no meu diploma de pedagogia em carimbo dizendo que estou habilitada para o magistério dos anos inicias pq senão a prefeitura não aceita, olhei e não achei nada. Como funciona.

Obrigada

Cristiane

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Grato Cris pela confiança.
Veja se vc tem licenciatura não importa o curso e fez na UNINOVE pedagogia para licenciados vc esta apta e ao mesmo tempo habilitada, se tiver mais dúvida me manda seu diploma da UNINOVE Scaneie meu email é joaomariaandarilhoutopico@gamil.com

Sonia Pimenta disse...

tenho uma duvida, sou licenciada em pedagogia no ano de 2012, porém minha escola não aceita meu diploma me dar o cargo de direção, coordenação e supervisão . me falou que precisa de um apostilamento especificando isto. é verdade?? o que faço???

soniapimenta2013@gmail.com

Sonia Pimenta disse...

JOAÕ PRECISO QUE VC ME TIRE UMA DUVIDA, SOU PEDAGOGA FORMADA EM 2012, POREM MINHA ESCOLA FALOU QUE PARA EU EXERCER CARGOS DE GESTÃO E OUTROS PRECISO DE UM APOSTILAMENTO ESPECIFICANDO ISTO. É VERDADE??? O QUE DEVO FAZER???

Sonia Pimenta disse...

PRECISO DE APOSTILAMENTO PARA EXERCER CARGOS DE DIREÇÇÃO E OUTROS, SOU FORMADA EM PEDAGOGIA EM 2012...

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Grato pela confiança, e lhe enviei um email com a resposta. Espero que lhe ajude.

PATRICIA REIS disse...

Boa noite,
Parabéns pelo seu blog!
Sou graduada em letras e fiz especialização em psicopedagogia institucional e clinica. Gostaria de saber se posso prestar concurso que exija a graduação em pedagogia. E sobre o apostilamento, posso fazer?

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Grato pela confiança.
O que vai determinar se vc pode é o edital do concurso.
Pois pode ser psicopedagogo quem tem pedagogia e psicologia. Deixe seu email para que eu posso responder melhor. e de mais detalhes.

Blog de Edvania Cardoso disse...

olá! João me tire uma dúvida.Meu certificado diz que minha graduação é licenciatura plena em pedagogia em regime especial. Mas lá atrás do certificado diz apostilameto habilitação em matematica. Posso concorrer a um concurso que exige licenciatura em pedagogia? e se posso concorrer a um concurso que exige licenciatura em matemática?

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Edvania, grato por sua confiança.
veja para que eu possa dar uma resposta correta, precisaria de um scanner de seu diploma frente e verso, bem como o histórico das disciplinas cursadas.
Mande para meu email, joaomariaandarilhoutopico@gmail.com

Em anexo

Moisés disse...

Sou professor no Ensino Médio há mais de 10 anos.
Em 2002 fiz um curso de Licenciatura em Matemática e fiz algumas matérias adicionais que me habilitaram a lecionar Física. Conforme carimbo de APOSTILA no verso do Diploma. Mas a Superintendência responsável por minha região não aceita esse apostilamento. Estou sendo prejudicado por causa disso. A própria faculdade me informou que na época que fiz o curso era permitido por Lei. Vc poderia me informar qual é essa resolução. Pois, não sei mais o que fazer. Desde já agradeço.

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

OLá Moises, e grato pela confiança. Quando uma instituição emite uma apostila, subtendece que ela sabe o que esta fazendo. Quando outra instituição não aceita esta apostila, esta deve mostrar em que lei ela se basei para não aceitar. Segundo a LDB 93-94-96 garante isto, mo que diz respeitos a diplomas.
A lei 7716 no sei artigo terceiro diz,
Art. 3º Impedir ou obstar o acesso de alguém, devidamente habilitado, a qualquer cargo da Administração Direta ou Indireta, bem como das concessionárias de serviços públicos.

Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem, por motivo de discriminação de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, obstar a promoção funcional. (Incluído pela Lei nº 12.288, de 2010)

Fontr: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7716.htm
Entrtre neste link acima imprima e busque por seus direitos.
Desculpe a demora estou sem computador,e leh respondo de um lugar publico que não funciona em feriados prolongados.

Anônimo disse...

Olá João boa noite!
Meu nome é Cleu e tive um grande problema esse início de ano na escolha de turmas. Trabalho na Educação Infantil dois turnos e tive que pedir licença de um cargo pq perdi para uma colega só pq no curso de Pedagogia que fiz diz: Licenciatura Plena Supervisão escolar e magistério das matérias pedagógicas do 2º grau e minha colega tinha pedagogia séries iniciais e Educação Infantil.Posso fazer apostilamento de diploma? Me explique por favor. Desde já agradeço

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Cleu, já mandei um Email, pelo Gmail. Grato pela confiança.

Unknown disse...

Professor João Maria, sou bacharel em biologia. Agora cursei a licenciatura através do PREFOP, programa de formação de professores, em um ano. Paguei apenas as disciplinas pedagogicas. A faculdade disse que vai apostilar meu diploma, mas estou em dúvida se vou poder assumir concursos para professora de ciencias e biologia.

o que o senhor me diz??

Grata! Railma

Unknown disse...

Professor, sou bacharel em biologia. Fiz o curso de formação para professores, PREFOP, e lá na faculdade disseram que vão apostilar meu diploma. Eu posso assumir concurso para professor de ciencias e biologia??

Grata!
Railma

Unknown disse...

Professor, sou bacharel em biologia. Fiz o curso de formação para professores, PREFOP, e lá na faculdade disseram que vão apostilar meu diploma. Eu posso assumir concurso para professor de ciencias e biologia??

Grata!
Railma

Anônimo disse...

Professor, sou bacharel em biologia. Fiz o curso de formação para professores, PREFOP, e lá na faculdade disseram que vão apostilar meu diploma. Eu posso assumir concurso para professor de ciencias e biologia??

Grata!
Railma

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Railma, grato por sua confiança, se vc fizer o apostilamento poderá dar aulas de ciências no fundamental 2 e de biologia no ensino médio.

Keli disse...

João,meu diploma de pedagogia está escrito de acordo cm CNE/CES 02/2008 e 02/2009, a data de conclusão é Dezembro de 2009... que eu sabia sobre é que era regido pela resolução RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006, tenho habilitação apenas em Ed Infantil e Ensino Fundamental... para conseguir habilitação em Educação Especial o que eu preciso fazer? Uma pós? Isso daria habilitação conforme resolução? Se puder responder eu agradeço... Icths1016@gmail.com

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Keli, grato por sua confiança, como vc segue as novas diretrizes. Basta a vc fazer uma especialização em educação especial. E isto lhe dará automaticamente de prestar concurso nesta área.

Unknown disse...

Ola queria saber sou barachel em administração ,porem queria dar aula para o Fund 1 como devo proceder ,<obrigado

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Pamella grato pela confiança sua. veja faça curso de complementação pedagógica R2 no centro Universitário Claretiano, é ead.

michel disse...

Caro Sr. João Maria pude perceber que o senhor é um profissional bastante esclarecido, por este motivo vim lhe fazer alguns questionamentos: _Sou professor licenciado em ciências biológicas, atuo no ensino fundamental e médio. Gostaria de atuar no ensino infantil, porém, não posso, pois não possuo pedagogia. Pois bem, em alguns sites achei o termo complementação em pedagogia. Gostaria de saber se eu fizer essa complementação, receberei um diploma de complementação, ou em meu certificado virá escrito "licenciado em pedagogia"? Outra dúvida o senhor já ouviu falar desse Instituto Pedagógico Brasileiro: IPB, o senhor sabe me dizer se é reconhecido pelo mec, pois tenho medo de cursar e depois não poder assumir concurso público?? Muito obrigado pelas suas explanações e um forte abraço. Professor Michel

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Michael como vc é licenciado, basta fazer o cursos de licenciatura em pedagogia para licenciados, que dura em média de 12 meses a 18 meses.
Grato por sua confiança.

Anônimo disse...

João Maria,
Fiz um concurso publico do estado para professor de Educação Especial PEB II. Tomei posse mas fui avisada que posso ser exonerada a qualquer momento pois não tenho Curso Normal Superior ou Pedagogia. Tenho Magisterio em nivel médio, Licenciatura Plena em letras e Pos Graduação de 420 horas em educação Especial. Meu processo está em análise na secretaria da Educação, mas estou com medo de ser exonerada. Conforme a lei federal de Educação especial e as proprias atribuições para dar aula em educação especial, pode dar aula com magisterio (nivel medio) ou outras Licenciaturas desde que tenha especialização em educação Especial. Acha que tenho alguma chance? Com as minhas qualificações dá tempo de fazer alguma adequação e conseguir fazer Pedagogia?
mrandrade@ig.com.br

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Sandra já lhe enviei um email, grato pela sua confiança.

Duda disse...

Olá Professor boa tarde!!

Por favor esclareça a minha dúvida:

Sou bacharela em Sistemas, passei em concurso público para professora de informática e farei R2 em Computação.A minha dúvida é se houve alguma alteração na lei de 2/97 que dá aos bachareis ou tecnólogo a possibilidade de LECIONAR na educação básica?

Obrigada!!
Parabéns pelo trabalho!!

Duda disse...

Boa tarde Professor!
Por favor, esclareça a minha dúvida.

Sou bacharela em Sistemas, fui aprovada em concurso para professora de informática e estou em busca de maiores informações da R2.

Senhor poderia me dizer se a resolução ainda é aceita ou se houve alguma mudança?é válida.Farei no Claretiano.

Obrigada!
Parabéns pelo blogger!!

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Grato por sua confiança, se vc fizer este curso estará habilitada. veja este link para ler esta resolução.
https://www.google.com.br/search?q=complementa%C3%A7%C3%A3o+pedagogia+resolu%C3%A7%C3%A3o+r2&oq=complementa%C3%A7%C3%A3o+pedagogia+resolu%C3%A7%C3%A3o+r2&aqs=chrome.0.57j62l2.9951&sugexp=chrome,mod=1&sourceid=chrome&client=ubuntu&channel=cs&ie=UTF-8

Anônimo disse...

Ola João Maria,
Gostaria de saber se bacharéis em Educação Física podem fazer o R2.Milena

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Sim pode fazer a R2 e tem cursos específicos para quem quer fazer a licenciatura em educação física dura 1 ano. Grato por sua confiança.

Glaucia disse...

A minha dúvida é simples. Sou Farmacêutica e vou iniciar a complementação pedagógica em Biologia. Quando houver concurso em que pedirem licenciatura em Biologia no edital eu posso fazer o concurso e não terei problemas para tomar posse? Ou ainda terei que fazer uma segunda graduação (Biologia) para pleitear essa vaga?

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Glaucia, se vc fizer este curso, estara amparada pela resolução 2 de 1997 feita no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Grato por sua confiança.

Adriana disse...

Bom Dia, João. Sou bacharel em Artes Plásticas e acabei de fazer minha matrícula na Claretiano no programa r2, meu interesse é prestar concurso. Ontem com tudo já pago um atendente me disse que nem todos concursos aceita, vc sabe quais são os procedimentos e se vale a pena eu fazer isto?? estou com muitas dúvidas, mas preciso de minha licenciatura. aguardo retorno Adriana ventofortetur@yahoo.com.br

Adriana disse...

Bom Dia, João. Sou bacharel em Artes Plásticas e acabei de fazer minha matrícula na Claretiano no programa r2, meu interesse é prestar concurso. Ontem com tudo já pago um atendente me disse que nem todos concursos aceita, vc sabe quais são os procedimentos e se vale a pena eu fazer isto?? estou com muitas dúvidas, mas preciso de minha licenciatura. aguardo retorno Adriana ventofortetur@yahoo.com.br

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Bom Adriana, grato por sua confiança.
E parabéns pela conclkusão de seu curso.
Veja, o que manda são os editais dos concursos. pois neles podemos analisar o que eles estão pedindo. e outro ponto com este curso vc pode participar sim, pois é regulamentado pela resolução 2 de 1997. Muitas pessoas que me contatarem, e que possuiam este curspo, conseguiram na justiça o empossamento nos quadros do funcionalismo público.
Espero mque lhe ajude, estou a sua disposição.

Carol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol disse...

Olá, João Maria
Em busca de respostas para a minha problemática acabei sendo encaminhada ao seu blog. Recentemente fiz um concurso para o cargo de supervisora. No edital especificava a seguinte exigência: Ensino Superior Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em administração, Planejamento, inspeção supervisão ou de pós graduação em Supervisão Pedagógica. Estou no último semestre do curso de pedagogia da UEG.Mas, acredito que até me chamarem já terei concluído.Gostaria de saber se apenas com o curso de Pedagogia consigo preencher a exigência ou terei que fazer a pós em Supervisão? Obrigada.

Carol disse...

Olá, João Maria
Em busca de respostas para a minha problemática acabei sendo encaminhada ao seu blog. Meu nome é Carol, recentemente fiz um concurso para o cargo de supervisora. No edital especificava a seguinte exigência: Ensino Superior Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em administração, Planejamento, inspeção supervisão ou de pós graduação em Supervisão Pedagógica. Estou no último semestre do curso de pedagogia da UEG.Mas, acredito que até me chamarem já terei concluído.Gostaria de saber se apenas com o curso de Pedagogia consigo preencher a exigência ou terei que fazer a pós em Supervisão? Obrigada.

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Olá Carol, mais uma vez grato por sua confiança.
veja de acordo com as novas resoluções do curso de pedagogia, feitas pelo conselho nacional de educação e o MEC. O curso de pedagogia mudaou sua matriz curricular, e extinguiu algumas habilitações.
deste modo de acordo com o artigo quarto desta resolução,
No artigo 4º, de forma explícita, no parágrafo único, está registrado: "As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino", e nos itens I, II e III, atribuições de planejamento execução, coordenação, acompanhamento e avaliação, como atividades docentes. No artigo 5º, item XII, reza, de forma explícita, que o pedagogo deverá estar apto a "participar da gestão das instituições, contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto político-pedagógico"; e de forma implícita em todos os demais 15 itens que compõem esse mesmo artigo.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/7440/diretrizes-curriculares-para-o-curso-de-pedagogia-no-brasil#ixzz3979R827P
De acordo com a Resolução CNE/P nº 1 de 15 de maio de 2006 o curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
Parágrafo único. As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:

1- planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor de Educação;
2- planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;
3- produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares;
https://www.google.com.br/webhp?tab=jw&ei=3obbU7T4F-bAsQSKkYCwCg&ved=0CAQQqS4oAQ#q=pedagogia++15+de+maio+de++2006+artigo+4%C2%BA
Espero que lhe ajude.

Duda disse...

Olá Professor boa tarde!!

Grata e feliz por ter respondido a minha pergunta, Professor!!

Ainda tenho uma dúvida...
No edital do concurso que estou aprovada exige que o candidato tenha Licenciatura na área específica, não menciona complementação pedagogica.Será que mesmo assim terei alguma chance.Devo continuar fazendo o R2?
Obrigadaaaa..

Duda disse...

Olá, Professor!!

Grata e Feliz por responder a minha duvida, mas que que senhor me esclarecesse outra.Estou fazendo R2 em Computação na Claretiano objetivando assumir um concurso publico, cujo edital não mencionava complementação pedagogica e sim que o profissional possuísse LICENCIATURA.Será que tenho alguma chance? Sabe de alguem que conseguiu?ou devo desistir da complementação?
Obrigadaaaa

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Duda se vc estiver em posse deste certificado, isto equivale a licenciatura plena. mesmo que esse pessoal não te aceito, se vc for a justiça é causa ganha facilzinho. Estou a sua disposição

Duda disse...

Boa Dia, Professor João Maria!

Que boa notícia professor João Maria! Me ajudouu muito... estou mais confiante a continuar meu R2.Obrigada!!!

Que Deus abençoe abundantemente a sua vida!

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Grato Duda, estamos as ordens.

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Grato Duda

Daiane Lucio disse...

João, preciso da sua ajuda, então sou bacharel em engenharia florestal, gostaria de lecionar no ensino médio ou fundamenta como professora de biologia ou matemática.Qual a melhor alternativa eu fazer um curso de complementação pedagógica ou fazer um curso de licenciatura em biologia matemática? E o instituto Cotemar oferece esse curso vc sabe me informar se é reconhecido pelo MEC?

Obrigado

Att
Daiane Lucio
Aguardo resposta

Daiane Lucio disse...

João, preciso da sua ajuda, então sou bacharel em engenharia florestal, gostaria de lecionar no ensino médio ou fundamenta como professora de biologia ou matemática.Qual a melhor alternativa eu fazer um curso de complementação pedagógica ou fazer um curso de licenciatura em biologia matemática? e com a r2 posso fazer concurso públicos? E o instituto Cotemar oferece esse curso vc sabe me informar se é reconhecido pelo MEC?

Obrigado

Att
Daiane Lucio
Aguardo resposta

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Daiane grato por sua confiança.
Veja vc pode fazer a r2 e participar dos concursos. Mas vá a uma diretoria de ensino de sua localidade, e faça inscrição como professora eventual emergencial. leve com vc seu diploma e histórico da faculdade. eles farão uma analise, e vão lhe dar um certificado Cat, para lecionar agora. Enquanto vc não se forma. Espero que lhe ajude.

Anônimo disse...

Olá João, lendo diversos comentários deparei-me com um igual à dúvida que tenho: Anônimo disse...
Boa tarde,primeiramente parabéns pelo blog e segundo gostaria de obter a seguinte informação:sou formada pela ULBRA,no ano de 2010 como licenciada em pedagogia, mas no verso do meu diploma consta a seguinte informação:apto a exercer docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, conforme resoluções CNE/CES 02/2008 e 02/2009.Pelas informações q obtive eu não sou considerada pedagoga, portanto não posso trabalhar como pedagoga para o estado, somente como professora do primeiro ao quinto ano,está correta esta informação? já procurei fazer uma complementação pedagógica para obter outro certificado onde me dará o direito de ser pedagoga, mas tenho duvida quanto a este tipo de formação, realmente ele me dará o direito? Aguardo, desde já muito obrigado. Silvia
segunda-feira, fevereiro 24, 2014 4:34:00 PM
Você analisou o histórico do Anônimo e chegou a qual conclusão? Pois passei em concurso no estado de MG, para orientadora educacional e preciso saber se posso assumir.
Desde já agradeço de coração, Renata

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Olá Renata e grato por sua confiança.
Vc se vc fez licenciatura em pedagogia, vc e considerada uma pedagoga. Agora lhe enviei um e-mail, retorne com mais detalhes, que j´descrevi no email que te mandei. Dsde já grato.e

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Olá Renata e grato por sua confiança.
Vc se vc fez licenciatura em pedagogia, vc e considerada uma pedagoga. Agora lhe enviei um e-mail, retorne com mais detalhes, que j´descrevi no email que te mandei. Dsde já grato.e

Fia e Miriam disse...

Olá João, meu nome é Miriam, em 1998 me formei nos chamados cursos de Licenciatura curta que o governo de Minas ofereceu em parceria com a PUC, terminei, fui oradora, tudo ok, mas não peguei o Diploma. Fui me aventurar por outros caminho, estive fora do Brasil muitos anos e quando voltei, precisei dar aulas, fui procurar meu Diploma na PUC e eles falam que eu não me formei, pois falta a nota de Estágio, que este curso não existe mais por isto não podem emitir meu diploma, procurei respostas por muito tempo, ninguém nunca soube me falar o certo, hj, por acaso vi seu blog por outro motivo, mas vi seu conhecimento em assunto relacionados e resolvi tentar a sorte. Quem sabe vc pode me ajudar!! Um abraço e obrigada. Miriam

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Olá Fia e Miriam, grato por sua visita.
Veja me mande um escâner de sues diplomas e histórico escolar dos cursos superiores que vc tenha, Se vc tiver magistério médio tb.
Com isto em mãos posso lhe dar um retorno coerente.
No aguardo

Ulliane disse...

Sou formada em pedagogia, queria fazer uma pós graduação em Metodologia do ensino da Geografia, se eu fizer um concurso para a área de geografia poderei assumir???

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Esta pergunta já foi respondida por email. vc recebeu.

Unknown disse...

Bom dia! Preciso de ajuda urgente! Sou formada em pedagogia bacharel Administração e supervisão escolar concluído em 2004.Olhando meu histórico a carga horária concluída foi de 3200h com crédito de 120. EU TERIA DIREITO AO APOSTILAMENTO?
Porém Minha faculdade fechou antiga UniverCidade.
Como proceder nesse caso? A quem recorrer nessa situação?

Unknown disse...

Olá! Boa noite! Tenho uma dúvida. Fiz pedagogia com licenciatura plena. Me formei em 2005 optei por fazer administração e magistério do ensino médio. Pedi um apostilamento para as séries iniciais baseado da lei de 29 de Janeiro de 2009, pois cursei as matérias exigidas. A faculdade concedeu uma certidão com as devidas informações onde consta que estou habilitada para o magistério dos anos iniciais. Porém não fez no verso do diploma. Estou passando por um processo de concurso, ainda não fui chamada para apresentar documentação. Será que conseguirei tomar posse? Obrigada!

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Olá bom dia, e grato pela sua confiança. Veja se VC cursou as disciplinas, recebeu um documento. Com tudo isso VC está habilitada sim. Guarde sempre com VC EDTA documentação. Cado VC passe no concurso, essa documentação garante a VC sua condição de habilitada. Meu e mail joaomariaandarilhoutopico@gmail.com se quiser mais detalhes ou passar mais detalhes me inscreva.

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Olá bom dia, e grato pela sua confiança. Veja se VC cursou as disciplinas, recebeu um documento. Com tudo isso VC está habilitada sim. Guarde sempre com VC EDTA documentação. Cado VC passe no concurso, essa documentação garante a VC sua condição de habilitada. Meu e mail joaomariaandarilhoutopico@gmail.com se quiser mais detalhes ou passar mais detalhes me inscreva.

Suzienobre disse...

Boa noite, gostaria de uma orientação, passei em um concurso para pedagoga do estado do Amazonas, ocorre que conclui meu curso superior em 2004, ao entregar a documentação para a posse do cargo, a comissão não recebeu, segundo eles eu tenho que fazer o apostilamento das cadeiras de Supervisão Educacional, Orientação Educacional, Administração e Inspeção Escolar, realmente não tenho essas cadeiras no meu histórico, em meu diploma diz que sou licenciada em pedagogia e o curso é: Pedagogia - Magistério de 1 a 4 Serie.
se alguém poder ajudar...

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Bom dia, aqui é o editor do BLOG. Veja tenta ir na faculdade que VC se formou, e peça o apostilamento. Explique sobre o concurso. Se eles não o fizerem. Peça final de fila no concurso e faca uma pós graduação em supervisão orientação e gestão escolar. Espero que lhe ajude.

Michelle Aleixo disse...

Olá professor boa tarde ! Tenho uma dúvida, minha formação é essencial atura plena em educação física formei em 2011, gostaria de saber o que significa o apostilamento do meu diploma, esse apostilamento me dá direito a quê?
Desde de já agradeço sua atenção!

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Boa noite grato pela sua confiança. Veja no verso de seu diploma tem escrito sua habilitação, se vc é licenciada ou bacharela. Espero que lhe ajude.

Dulce disse...

Olá João, primeiramente lhe dar os parabéns pela iniciativa em postar informações de extrema relevância para os profissionais da área. Estou passando por uma situação delicada e tenho dúvidas, posto que já atuo como educadora há muitos anos na rede pública de ensino. Sou licenciada em pedagogia com habilitação em Administração Escolar do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Porém no Ensino Médio, antigo Segundo Grau minha formação é Habilitação Específica de 2º Grau ]para o Magistério da Pré-Escola e do Ensino de 1º Grau - 1ª a 4ª Série. Pois bem, teve um Processo Seletivo em minha cidade para Professores Regentes Temporários na Unidades da REME e minha inscrição foi indeferida por não possui Habilitação Específica para Séries Inicias. Sendo assim, minha dúvida é, procede o indeferimento, mesmo eu tendo Habilitação Específica do 2º Grau no Magistério que teve duração 04 anos para também atuar na Pré-Escola? Lembrando que estou atuando como Assistente de Educação Especial na REME com o mesmo Diploma do 2º Grau.

Grata!
Dulce

Cristiana disse...

Sou pedagoga formada em 1991. Quando me formei escolhi a habilitação Educação Especial (licenciatura plena). Atuo há 18 anos como diretora de uma escola de educação infantil. Estamos tentando implantar o 1 ano do Fundamental e solicitam q o diretor tenha Pedagogia licenciatura plena. Não especificam a administração escolar. Será q meu diploma sera aceito? Seria possível fazer apostilamento de administração escolar ?
Desde já agradeço a atenção!

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Li seu comentário entre em contanto, joaocarosmaria@yahoo.com.br vou fazer um vídeo e colocar aqui no blogue e youtube

Anônimo disse...

Bom dia! Me formei em Pedagogia-series iniciais em 2005. Passei num concurso municipal e fui chamada pra trabalhar na Educação infantil onde permaneci até 2020. Agora em 2023 fiz outro concurso pra EI. Meu diploma será aceito? Pois no edital pede pedagogia na área? Tenho pós graduação em educação infantil? Isso ajuda? E o tempo que atuei na rede pública, abre precedente?

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Meu email é joaocarlosmaria@yahoo.com.br entre em contato fica mais fácil.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 290 de 290   Recentes› Mais recentes»

VOU REVELAR O ACORDO DO PC COM O COM4NDO V3RMELHO DR. LINCOLN GAKIYA.

🗣️ FAAAAALAA! NO PODCAST #370 RECEBEREMOS O DR. LINCOLN GAKIYA. EPISÓDIO COMPLETO: https://youtube.com/live/DWimWCYVCiI QUER FAZER PART...