segunda-feira, 13 de abril de 2009

NEUROFEEDBACK, O QUE É?


SOBRE NEUROFEEDBACK

Existem duas tecnologias diferentes que foram casadas para criar o Neurofeedback.

A primeira: EEG foi desenvolvida para medir os sinais elétricos que são produzidos pelo cérebro e que alcançam o couro cabeludo. Observação mostrou que havia uma extensão de taxas de pulso que o cérebro produz; começando a 0.1 e sendo medida até 40 batidas por segundo (Hertz). Quando uma escala de pulsação foi empiricamente definida, o estudo real começou. Nós estudamos como uma pessoa se sente enquanto o cérebro pulsa a diferentes velocidades, e em diferentes lugares no córtex. Nós estudamos a maioria dos maneirismos, e quão rápido o cérebro pulsava. Nós fomos dormir e estudamos como o cérebro pulsa. Nós observamos a ingestão de diferentes alimentos e como o cérebro pulsa. Nós vimos raiva e alegria, ansiedade e êxtase, fome e satisfação enquanto o cérebro pulsava. Agora com três quartos de um seculo de experiença, a tecnologia EEG fez um mais do que satisfatório trabalho de mapear a inteira extensão dos Estados Mentais de vigília e sono.

A segunda tecnologia não é uma tecnologia, mas uma idéia do que fazer com uma tecnologia. É o princípio do Biofeedback. Esta idéia é tão simples quanto ouvir o coração de alguém com um estetoscópio. O que ocorre é que a máquina é usada para amplificar alguma função fisiológica humana. Então aquela batida do coração amplificada, ou temperatura da pele, ou taxa de pestanejo do olho, ou pulso cardíaco, ou tônus muscular é mostrado para a pessoa que o está criando. ASSIM OCORRE. Nós usamos biofeedback quando nós olhamos no espelho e arrumamos nosso penteado. Biofeedback é o uso construtivo de um reflexo. O grande poder disto é que o quê freqüentemente é refletido em uma sessão de biofeedback é algo tão silencioso que normalmente permanece não reconhecido por nós. Uma batida do coração é uma coisa difícil de notar. Também o é a temperatura da pele.

Alguns benefícios de ter aquele reflexo objetivo é que a informação vem a nós como um número. Isto torna nossa experiência daquela informação fácil de classificar e comparar com experiências passadas. Tendo um espelho, homens jovens aprenderam como se barbearem rapidamente e com pouca perda de sangue. Quando homens, eles podem barbear-se "pelo tato". Esta é uma tecnologia que pode deixar uma pessoa ensinar-se alguma ação que mudará aquela pessoa para melhor. Quando aquela ação tenha sido aprendida, a pessoa não necessitará mais do espelho para conseguir o mesmo resultado. Também, com um espelho, nós podemos ver onde nós somos fracos e onde nós somos fortes. Nós podemos melhorar nossa forma de acordo a como nós queremos ver a nós mesmos.

Neurofeedback é um espelho da mente. É a união da tecnologia EEG com o princípio do Biofeedback. Desta forma temos o poder tecnológico de objetivamente entender e realçar nosso real EU. O cérebro é apenas um órgão, e dentro de seus limites físicos reside a Mente; a força com a qual nós pensamos e enviamos impulso para a ação. É a raiz de cada sentimento, memória, medo, dor e limite nossos. E ele vive, então pode mudar?

A informação que a EEG proporciona é como a ciência exige. Ela é organizada, facilmente manejável. É definível, comparável, estatisticamente válida, e ainda os números estão representando o mais misterioso assunto que nós empenhamo-nos a conhecer: a Mente Humana. Agora, com Neurofeedback as pessoas são capazes de definir os problemas reais que elas experimentam e através de auto-observação estão mudando aqueles problemas em esperanças; por seus próprios méritos! Este processo funciona de uma forma bem simples. Tantas pessoas curaram e melhoram a si mesmas que o corpo de evidência finalmente permite a ciência ocidental admitir a declaração oriental que a mente e o corpo são um. Ao mudar a mente, uma pessoa realmente muda o seu corpo.

Aplicações do Neurofeedback

Nuerofeedback tem uma extensão de uso tão larga quanto imaginável. Algumas mudanças pelas quais já está sendo usado são eliminar enxaqueca, resolver problemas de atenção, hiperatividade, ansiedade e depressão, é usado para curar problemas tão sérios como epilepsia, (tourette), autismo, e mesmo dependência química de longo tempo. Ainda o campo não é tão pequeno como para meramente tratar problemas. Atletas e executivos conhecem e usam Neurofeedback como meio de alcançar o extremo competitivo ao intensificar a perfomance. É uma bela ferramenta para ensinar-nos sobre nossa própria criatividade. Está sendo usado por cidadãos idosos que notaram seus "limites" endurecendo. Oferece fortalecimento cerebral para a idade avançada num tempo quando um dos nossos maiores desafios com o envelhecimento não está em manter nossos corpos, mas em manter nossas mentes contra os efeitos da doença de Alzheimer e Parkison. Estas não são todas as aplicações do Neurofeedback. Esta lista toma tempo ainda até ser exaurida, ou mesmo completada. A mente e o corpo são realmente um.

Fonte: http://www.geocities.com/adriancmvd/sobneuro.htm

Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

17 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se existe comprovação de que o Neurofeedback oferece beneficios para criança que possui TDAH.

Anônimo disse...

caro sr. gostaria de saber se em BH existe clinica que aplique o Neurofeedback para tratamento de hiperatividade em crianças e qual ou quais endereços. Obrigado Orlando Deotti
orlandodeotti@hotmail.com

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Orlando, muito obrigado pelo contato. Moro em campinas, ma sachei um enderço ai em Bh.
Marcação de Consultas

Informações sobre horários e valores pelo telefone
(31) 32641103.
_________________________________________________________

Horário de atendimento:
Manhã: 9:00h às 12:00h
Tarde: 13:00h às 17:30h
*De Segunda à Sexta-feira.
_______________________________________________________________________

Endereço:
Av. Contorno, 4747 - Edif. Life Center - Sala 603
Bairro Funcionários - Belo Horizonte - MG
CEP 30.110-921
_________________________________________________________

Anônimo disse...

Ticiana disse

Joao Maria, por favor me indique um lugar onde se faça neuroffedback no Rio de Janeiro, de preferencia na Zona Sul.
muito obrigada, Ticiana

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Achei este endereço entre em contato talvez eles podem te da um retorno melhor.

Av. Rio Branco, 257 Sls: 405/409 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
(21) 2532-0540 - Fax: (21) 2240-5404 / 2262-0773
© Copyright 2004, AHCRJ

Denise Mª Alves Pinheiro da Silva disse...

João Maria
Onde posso encontrar tratamento com neurofeedback em Porto Alegre/RS?
Desde já agradeço
Denise

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Olá, Denise. Tente entrar em contato com estes endereços abaixo.
Ambulatório de Neuropsicologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA
Endereço:Rua Ramiro Barcelos, 2350

Telefone: (51 ) 2101-8000

Especialização: O ambulatório funciona nas sextas-feiras, das 8 as 12h, na zona 7, sala 702, no HCPA Coordenação: Jerusa F. Salles, Maria Alice Parente e Márcia Lorena Chaves. Maiores Informações: www6.ufrgs.br/neuropsicologia/ambulatorio.php

Cidade: Porto Alegre Estado : RS

Benomy Silberfarb

e-mail: benomy@terapiascognitivas.com.br
Endereço:Rua Santa Cecilia, 1556

Telefone: (51 ) 9981-5112

Formação Acadêmica: Psicólogo

Especialização: Cognitivo Comportamental - Diagnóstico e Tratamento, Hipnose Clinica Cognitiva, Adolescentes, Adultos, Casais, Família

Cidade: Porto Alegre Estado : RS

Cinara Ferreira Soares

e-mail: cinarasoares@hotmail.com
Endereço: Rua Muck, 344 compl: 503

Telefone: (51) 84059303

Formação Acadêmica: Psicóloga

Especialização: Neuropsicologia

Cidade: Canoas Estado : RS

Juciclara Rinaldi

e-mail: juciclara@terra.com.br

Telefone: 9138.3443 / 3346.3089

Formação Acadêmica: Psicóloga, Mestre em Psicologia

Especialização: Neuropsicologia - Cursando

Cidade: Porto Alegre Estado : RS

Lenira Sgorla Pavan

e-mail: lenisg@terra.com.br
Endereço:Rua Borges de Medeiros, 553 - sala 602

Telefone: (54) 3027.4288

Formação Acadêmica: Psicóloga

Especialização: Psicopedagoga e Neuropsicóloga LePsi - Clínica Multiprofissional em Saúde, Formação e Educação. Serviços em neuropsicologia, terapia cognitivo comportamental, psicologia organizacional, neurofeedback e processamento auditivo.

Cidade: Caxias do Sul Estado : RS

Nanci Schneider

e-mail: nancipsi@gmail.com
Endereço:Rua Rua Benjamin Constant, 790

Telefone: (55) 9962 0309

Formação Acadêmica: Psicologia

Especialização: Neuropsicologia

Cidade: Ijuí Estado : RS
Obrigado pela confiança.

ico disse...

Caro Dr., quais clínicas que atuem com o Neurofeedback na cidade Santa Maria, RS?

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Obrigado pela visita, as não sou doutor, sou pedagogo.Só postei este arigo por achar oportuno. mas vmos a sua questão.
Entre em contato com este pessoal, talvez eles saibam te orientar sobre isto.
Roberta Fin Motta (Email: roberta.fm@terra.com.br / 91041128) Camila Gonçalves (Email: camilapsico@hotmail.com / 99720850)

alessandra kayser pinheiro disse...

Boa noite!
Aqui na Empresa Abnara de Caxias do Sul trabalhamos com Assessoria em Neurofeedback, Monitoramento Cognitivo de Funções Neuropsicológicas, e Neuropedagogia. Atendemos TDAH, ansiedade, aprimoramento intelectual de pré-vetibulandos e atletas com bons resultados. Conheça: www.abnara.org
FOne: (54) 3223 0650 e 78110823
Email: ass.abnara@yahoo.com.br
Em Caxias do Sul-RS

Anônimo disse...

Professor, Bom dia, tenho um filho com TDAH, e desejo saber si aqui na Paraíba, Recife ou Natal existe o tratamento com Neurofeedback, telefone e endereço por favor.

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Olha moro em Campina se o que encontrei ai foi este endereço da UNIVERSIDADE DA PARAIBA lá eles podem te orientar melhor.
Caixa Postal 5125 - Cidade Universitária - João Pessoa - PB - Brasil
Cep: 58059-900 - Fone: (83) 3216-7720/7153
www.polomultimidia.ufpb.br / agencianoticias@tv.ufpb.br

celio borges disse...

Professor, Bom dia, sou TDAH, e desejo saber si em Recife existe o tratamento com Neurofeedback, telefone e endereço por favor.

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Olha, daqui de Campinas para encontrar o que vc pede foi um pouco dificil, mas acho que os endereços que encontrei na web te ajude.
Mirtes Mendes Martins
(81) 3494-3933
r Bernardino de Melo 351, Águas Compridas
Olinda, Pernambuco
Unidade Especializada de Serv Psicológicos
(81) 3437-0497
pça João XXIII, 632, Centro
Paulista, Pernambuco
Reis, Vânia M M S
(81) 3343-6316
av Ayrton Senna Silva, 1485 s 14, Piedade
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco
Cicero Lopes
(81) 3231-7231
vl Sete de Setembro, 42, sl 710, Boa Vista
Recife, Pernambuco
Maria HC AB Silva
(81) 3441-6440
r Alfredo Osorio, 247, Tamarineira
Recife, Pernambuco
APSM Consultoria
(81) 3431-6154
av Fagundes Varela, 914 an 1 sl 10
Olinda, Pernambuco
Clipsmed Clínica Psicológica e Médica
(81) 3372-5417
pça Papa João XXIII, 614 an 1, Centro
Paulista, Pernambuco
Cepap
(81) 3343-6316
av Ayrton Senna Silva, 1485 sl 14, Piedade
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco
Clínica Psiquiatria ST Antônio
(81) 3227-1009
r Benfica, 1059
Recife, Pernambuco
Laudeni Souza
(81) 3421-4933
av Visconde de Suassuna, 173, Santo Amaro
Recife, Pernambuco

Anônimo disse...

Olá! Saberias informar um curso de formação em POA? Sou de Santa Catarina e aqui acredito não ter, obrigada!

Anônimo disse...

Olá! Saberias informar um curso de formação em POA? Sou de Santa Catarina e aqui acredito não ter, obrigada!

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Estou sem computador , lhe responde do poupa tempo. mas não conheço. Grato pelo confiança.

VOU REVELAR O ACORDO DO PC COM O COM4NDO V3RMELHO DR. LINCOLN GAKIYA.

🗣️ FAAAAALAA! NO PODCAST #370 RECEBEREMOS O DR. LINCOLN GAKIYA. EPISÓDIO COMPLETO: https://youtube.com/live/DWimWCYVCiI QUER FAZER PART...