quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Centro Corsini recebe Prêmio de Ludicidade por Brinquedoteca




Olá, boa noite a você que visita este espaço. Gostaria de compartilhar com todos os leitores, este prêmio. De uma amiga nossa de faculdade fez. Tive sorte de fazer o curso de pedagogia rodeado de mulheres, super inteligêntes e talentosas.


Projeto de espaço lúdico da Unidade de Apoio Infantil (UAI) é premiado pelo Ministério da Cultura

O Centro Corsini, organização não-governamental de Campinas/SP, recebeu o Prêmio Ludicidade da Secretaria de Programa e Projetos Culturais do Ministério da Cultura por seu projeto de implantação da “Brinquedoteca da UAI”. O Prêmio, de R$18.000,00, é destinado a entidades sem fins lucrativos, legalmente constituídas, e instituições governamentais que atuem também no segmento da Criança e Adolescente.

O Prêmio de Ludicidade teve como objetivo premiar propostas inovadoras e bem estruturadas que pudessem contribuir para uma política nacional de transmissão e preservação da Cultura da Infância, por meio de ações que assegurem os direitos da criança e do adolescente, segundo o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.

A Unidade de Apoio Infantil (UAI) é uma unidade de atendimento do Centro Corsini, caracterizada como abrigo especial, implantada em julho de 1994 para atender à crescente demanda ocasionada pela evolução e feminização da epidemia de aids na região de Campinas, como ocorria em todo país. É destinada a crianças e adolescentes afetadas pela aids, de 0 a 18 anos, provendo a eles todo o cuidado médico, psicossocial e pedagógico, sendo considerado abrigo-modelo em adequação ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Através da implantação do projeto da “Brinquedoteca da UAI” a entidade pretende intensificar a atuação da instituição na realização de atividades pedagógicas, culturais, sócio-educativas e ambientais, de forma a tornar reconhecidas e oficiais essas atividades, que são direito de todas as crianças e adolescentes. Atualmente, há uma brinquedoteca interna ao abrigo, mas o novo projeto permitirá que seja implantada nova brinquedoteca no Espaço Multiuso do Centro Corsini, atualmente em fase final de construção, onde serão desenvolvidas outras atividades de cunho pedagógico e educacional.

O prêmio irá auxiliar a instituição na adequação do espaço para desenvolvimento das atividades, além da manutenção de brinquedos, livros e outros insumos educativos e sócio-culturais diferenciados desenvolvidos para cada faixa etária e especificamente indicados de acordo com a condição física, psíquica e social dos abrigados visa garantir as condições necessárias para o pleno desenvolvimento de cada criança e adolescente, assegurando a eles os direitos inerentes a qualquer criança, conforme indicação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

A brinquedoteca tem participação muito importante no processo de socialização das crianças atendidas pelo Centro Corsini, ultrapassando os limites da fundamentação teórica e apresentando resultados surpreendentes nos processos pedagógicos e terapêuticos. A brincadeira traz para a criança elementos simbólicos e pedagógicos, elementos esses que podem ser libertários e curativos. A consolidação da “Brinquedoteca da UAI”, possível após o recebimento de tal prêmio, permitirá ampliar o repertório cultural dos abrigados, filhos de pacientes e outras crianças e adolescentes residentes no entorno da instituição, especialmente no aprimoramento e incentivo da escrita e linguagem, assim como fortalecer a consciência sócio-cultural e ambiental dos abrigados, restabelecendo seu lugar e valor no mundo em que vive e recuperar o valor dos sentidos e da cultura popular, mantendo uma equipe qualificada para a assistência integral do abrigado.

Todavia, para finalizar totalmente o Espaço Multiuso, que além da brinquedoteca disponibilizará à população outras atividades artístico-culturais, de reforço escolar e capacitação digital, o Centro Corsini necessita estabelecer parcerias que permitam sua sustentabilidade.

Pessoas físicas e empresas que estiverem dispostas a colaborar com a iniciativa podem obter mais detalhes com Bárbara Conti, através do telefone 19 2101-0101 ou do email comunicacao@centrocorsini.org.br.

Mari Campos – Mtb 28.818

Assessora de Imprensa

Bárbara Conti R. de Campos
Comunicação e Marketing
Email: comunicacao@centrocorsini.org.br
Tel: (19)2101-0101 - Ramal: 6349

Parabéns Rosana, e sucesso nesta nova etapa de sua vida.



Rosana é pedagoga e especializada em pedagogia Waldorf.






Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

Racismo Estrutural. De Silvio Almeida critica ao livro. Indicação de leitura 65. Podcast conservador

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.