sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Carta de intenção Especialização, mestrado/doutorado.: MODELOS DE CARTAS DE INTENÇÕES



A carta de intenção deve ser endereçada a coordenação do curso de especialização, mestrado ou doutorado de interesse do candidato enfatizando os seguintes pontos: 

1) Identificação do candidato: Nome e formação universitária. 
2) Breve introdução sobre conhecimentos relacionados ao curso. 
3) Experiência acadêmica ou profissional na área de abrangência do curso, se houver. 
4) Interesse pessoal do candidato na área. 
5) Possibilidades de aproveitamento do curso em sua atuação profissional. 
6) Expectativas em relação ao curso. 

Obs.: A carta deve ser desenvolvida em no máximo 30 linhas. 

Estas regras eu não acredito que tenham que ser seguidas a risca. Vai do bom senso. 
O candidato deverá elaborar um documento, tendo no máximo duas laudas, escrito em Arial (tamanho 12) e espaço 1,5 entre as linhas >> 
A Carta de Intenção deverá conter as seguintes informações: 
1-Os motivos de ordem profissional e intelectual que o motivaram a candidatar-se, e qual a sua perspectiva com relação ao curso. 
2-Experiência acadêmica (estágio, monitoria, iniciação científica, extensão, participação em eventos, entre outros) ou profissional do candidato na área do curso ou em áreas afins. 
3-Uma breve descrição sobre o tema que o candidato planeja desenvolver em sua monografia, justificando a importância deste estudo para a sociedade, os objetivos e a metodologia1 que pretende adotar. 
4-A indicação do provável orientador (listagem em anexo). 
5-No final da carta deverá constar o nome do candidato. 



Carta de Intenção 

ILMO. SR. NOMEEEEEEE, 

Eu, SEUNOME venho através desta demonstrar meu interesse em participar do programa de Pós-Graduação (mestrado) oferecido pelo NOME DA FACULDADE. 

Minha formação acadêmica se constitui no bacharelado CURSOQUEVCFEZ obtido na FACULDADE QUE VC CURSOU no MES E ANO DE CONCLUSÃO. Em complemento à formação anteriormente mencionada, participei do SE TIVER MAIS CURSOS OU POS INCLUA AQUI O NOME DO CURSO, NOME DA FACULDADE E ANO DE CONCLUSÃO. 

SE TIVER ALGO QUE APRENDEU NOS CURSOS COMPLEMENTARES E QUE PODERÁ SER ÚTIL, INCLUA AQUI. INFORMAÇÕES TAIS COMO UM CURSO ONDE APRENDEU TÉCNICAS DE COMO DAR AULAS PARA DEFICIENTES, ... 

SE TIVER, INCLUA ALGO COMO Como experiência profissional, também participei do programa de estágio oferecido pela empresa multinacional Companhia Siderúrgica de Tubarão ? CST. Durante o período de um ano tive a oportunidade de aprender e trabalhar efetivamente com metodologia de gerenciamento de projetos adotado pela empresa, assim como a participação em um projeto de grande porte e três projetos de pequeno/médio porte. 

De forma a complementar minha experiência profissional, durante o período de graduação fui estagiário em duas outras empresas de grande porte, sendo o Banco do Estado do Espírito Santo e SENAC-ES onde exerci funções na área de suporte e desenvolvimento de sistemas web. 

Possuo experiência internacional residindo nos Estados Unidos entre março e julho de 2006 para vivência profissional e aperfeiçoamento do inglês. Neste período participei do curso intitulado Habilidades de Liderança (Leadership Skills) ministrado pela Universidade de Massachussets. 



AO FINAL VAMOS LÁ: 

Meu interesse no programa de Pós-Graduação é a obtenção de conhecimento, visando contribuir com o meio acadêmico e a sociedade. A área de interesse é ÁREA DE INTERESSE com ênfase em ÁREA. Tal interesse é por me identificar profundamente com a área e por já ter experiência profissional no meio. 

Atenciosamente, 

SEU NOME...
ATENÇÃO: Nomes, números de documentos e afins cidados no modelo acima foram gerados randomicamente. Qualquer semelhança com dados reais é pura coincidência. Neste caso peço que entre em contado informando a coincidência que faço a alteração.

MODELO DE CARTA DE INTENÇÃO


Eu, ______________________________________________________, candidato(a) ao Curso
de Especialização em Docência Universitária, com Ênfase em Saúde e Tecnologia da
Universidade do Estado do Pará, apresento a seguir minhas intenções em relação ao Curso.



Explicitar

1. Motivos que levaram a escolha do curso


2. Expectativas em relação ao curso


3. Justificativa e objetivos


4. Experiências próprias do candidato






Local e Data: ____________________________________________________



________________________________________________________________

Assinatura do candidato

fonte: http://www.uepa.br/portal/downloads/modelocartadeintencao.pdf

CARTA DE INTENÇÃO (anexar ao Curriculum Vitae)
Á
COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM

A/C: Carta de Intenção

Prezada Comissão,

Venho apresentar algumas das razões pela quais sou candidato(a) a uma vaga no curso de Especialização da UEMS na área de Letras.
Sou formado para FERP/VR/RJ, com habilitação em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas em1992. A minha monografia de final de curso foi feita na área de Estudos Lingüísticos na linha teórica da Análise do Discurso de linha francesa. O tema da monografia foi sobre “Linguagem e Ideologia no Discurso do MST”.
Desde a graduação participei de inúmeros eventos (listar os Eventos), fiz curso e minicursos de atualização em Língua Portuguesa (listar os Eventos).
O meu interesse é desenvolver um trabalho na área de Lingüística, particularmente em Análise do Discurso de linha francesa com o Prof. Dr. Marlon Leal Rodrigues. Minha proposta de projeto inicial é pesquisar sobre os discursos do movimento dos sem-teto do Estado de São Paulo.
Gostaria analisar algumas questões a respeito dos discursos que o movimento dos sem-teto se utiliza para sua prática de ocupação de prédios e terrenos.
a)      Há algum tipo de relação dos discursos do sem-teto com o discurso do MST?
b)      Quais os discursos que dão sustentação ideológica aos sem-teto?
c)      Quando a grande mídia representa os sem-teto, que tipo de representação discursiva ela faz dos sem-teto?

Neste sentido, a proposta de projeto se constitui em analisar alguns discursos do sem-teto e sua representação social como parte de uma problemática maior da sociedade atual, a distribuição de renda.
Sem mais para o momento,

Atenciosamente

_______________________________________



CARTA DE INTENÇÕES

*Nome do curso escolhido: __________________________

Dados pessoais:
*Nome completo:
*E-mail:
*Telefones:

                                                                                 
Cidade., .... de ..... de 20......

 

Coordenação de Curso

.Instituição
 Cidade


Prezado Senhor:


Primeiro parágrafo: é a sua apresentação.
Indique o curso ao qual você está se candidatando. Valorize suas competências e objetivos profissionais. Descreva características profissionais e pessoais. Liste alguns principais projetos ou experiências vivenciadas nas suas experiências anteriores.

Exemplo: “Tenho formação em tal curso e possuo larga experiência na área de papéis e colas. Nesse sentido, tenho interesse no curso de Auxiliar de colador de selos. Destaco-me por ser um profissional dinâmico e interessado, estou sempre envolvido em novos projetos organizacionais”.

Último parágrafo: termine a carta de apresentação de uma maneira cordial. Não esqueça de colocar seu nome.


Cordialmente,

Fulano de Tal





Obrigado pela visita, volte sempre.

Um comentário:

mark john disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Manda para seu amigo ou sua amigo não desistir ainda dá tempo.

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.