domingo, 28 de setembro de 2014

Concursos para educação especial professores, o que vale.? O MEC o muni...




Concursos para educação especial professores, o que vale .

Pergunta da Carolina

Ola Professor,


sempre vejo seus vídeos e agora mando uma dúvida por aqui, que já tentei de várias maneiras encontrar a resposta, mas esta difícil.

Vou começar....
Sou do estado de SP, formada em pedagogia em 2010, assim meu atende as novas diretrizes de Pedagogia.

Minha pergunta é referente sobre a Ed Especial.....

Quando sai um concurso p/ professor de ed especial sempre pede pedagogia ou normal superior com habilitação OU pedagogia com especialização de no minimo 360h certo?

Acontece que aqui no Estado de SP "Inventaram" mais uma deliberação, afinal td muda nesse estado na educação a cada minuto...a deliberação 94/2009, nela são consolidadas normas para as ESPECIALIZAÇÕES, sendo que devem ter 600h, sendo 100h de estagio, além de ser em um unica area de deficiencia, ou só def visual ou só fisica e etc.
Além disso na deliberação ha a informação que o CURSO  ao ser formulado, precisa ser aprovado pelo CEE.

Isso foi em 2009, e nela tbm esta afirmando que qm começou a fazer especializações até dez de 2009 tem direito adquirido das 360h.

Acontece que isso foi em 2009 e para um curso se aprovado demorou mto, no entanto que no estado de todo de SP eu conheço somente 4 faculdades que conseguiram a aprovação do CEE, porém conseguiram a aprovação lá pelo ano de 2012 somente, uma unives. da minha cidade teve o curso aprovado e somente conseguiu fechar turma este ano, 2014.  Uma outra proxima da minha cidade chegou tentar varias vezes para Ed special: def auditiva, desde 2011 e não é autorizado.

No ano de 2012 eu trabalhava em uma escola estadual e uma professora da sala de recursos dizia que há um prazo para essas faculdades, para ter de 600h, digo prazo anos, além de que ela tbm dizia que o concurso do estado seria pedido a especialização de 600h, porém o concurso já foi ano passado 2013 e pediu 360h. Já tinha escutado de uma coordenadora de projetos que trabalha dentro da D.E  que iria pedir 600h  e não foi assim......

Sem contar que se procurarmos os editais dos concursos de cidades do estado de SP, TDS ainda pedem 360h. Recentemente agora em agosto Barretos... Guaruja.. e outras que as x pedem até aperfeiçoamento de 180h.

Gostaria de saber se o senhor tem ideia de qual seria o prazo em anos para se regularizarem ?  Perguntou isso, pq ano que vem aqui na minha cidade o Município abrirá concurso para prof. de ed especial........ o Município é obrigado a seguir isto, ou ele tem autonomia para ainda aceitar especialização de 360h?
Pq estou fazendo uma pós de 360h em ed. especial e tenho medo de não ser aceita.


Outra duvida.... no concurso do estado ano passado havia no edital um item sobre a formação do especial, e estava qualquer licenciatura mais stricto sensu em EDUCAÇÃO ESPECIAL, ouseja, mestrado ou doutorado em ed. especial.
Sei que este edital refere-se ao orgão estadual, mas existe algo que normatize sobre a formação, pq eu TBM faço mestrado em EDUCAÇÃO ESPECIAL, estou finalizando. E qd se refere a strictu sensu é DIPLOMA correto? e não certificado. Então eu terei o título de mestre em EDUCAÇÃO ESPECIAL, isto pode ser aceito em um concurso, msm que no edital há só pedagogia com habilitação ou pedagogia com especilização em ed especial.

*as APAES tbm seriam obrigadas a seguir, pois aqui estavam pedindo para contratar especializações de 600h, porém não encontram ngm que tenham!!!

Desculpe escrever este super email, mas era precisa explicar minha dúvidas: se há prazo para isso, já que isso foi em 2009 e tds os concursos municipais continuam pedindo 360h, além de ser pouquissimas faculdades que conseguiram autorizam do CEE para o curso.
 Se o município tem autonomia para esolher a formação que pedir em um edital ? e se um diploma de stricto sensu dá direito de assumir a vaga?


https://docs.google.com/document/d/1djm7cGX7TizcluHwq63VRHYPPI748a8wnfANSWE5wEE/edit

94/2009

e esta 112/2012 que altera a de 2009, porém esta igualzinha de normas não mudou nada

http://iage.fclar.unesp.br/ceesp/cons_simples_listar.php?id_atos=67149&acao=entrar


Obrigada

Links das  leis.

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm

http://educacaodialogica.blogspot.com.br/2014/09/quem-manda-na-educacao.html


Obrigado pela visita, volte sempre.

Nenhum comentário:

Hoje é dia do aparecimento transcendental da Suprema Personalidade de Deus Sri Ranacandra. Rana Navami. dia 16/04/2024 terça-feira. Jejum até o por do sol

O SENHOR SRI RAMACHANDRA é uma poderosa encarnação da Suprema Personalidade de Deus como um rei ideal. Ele apareceu na Treta-yug...