Pedagogia Magistério Educação Psicopedagogia Psicomotricidade, Religião, Vaishinavismo Iskcon (vulgo hinduísmo) Envie sua sugestão, crítica, dúvidas, perguntas para meu e-mail:joaomariaandarilhoutopico@gmail.com ou joaocarlosmaria@yahoo.com.br
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Alguns vídeos sobre administração
Comentários e análises do Consultor Adilson Gomes sobre a importância e cuidados que os dirigentes devem ter na implantação e gestão de sistemas de avaliação de desempenho de pessoas.
luisdefaria Taylor e a Administração Científíca
ikwabr Administração de Empresas - O que é? - Jean Chatziefstratiou
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quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Terminologia da Educação
Categoria:Terminologia da Educação
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
PSICOMETRÍA (I BIMESTRE) em espanhol.
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Prog. MundiNec / sobre Memorização e Concentração com Robinson Gessoni
Contato: contato@rgtreinamentos.com
Assista pela Internet: www.tvmundi.com.br
TVMundi Parte 1
TVMundi Parte 2
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Dicas para Concursos 6.
Emprego do H
Regra do Hímen
Usa-se H no início de certas palavras.
Ex.: hoje, humano, hímen, honra, hábito.
Regra do Alho
Usa-se H nos dígrafos com CH, NH e LH.
Ex.: acho, alho, unha, alcunha.
Regra do Super-Homem
Usa-se H depois do hífen.Ex.: super-homem
Quando não há hífen, fica assim:
desumano, lobisomem, reaver.
Regra do IH
Usa-se H depois de interjeições.
Ex.: Ah!, ih!, oh!.
Ficamos por aqui e no próximo Dicas para concursos 7, vamos falar sobre o emprego do C, Ç, S, SS, SC ou X. Tô te esperando até lá.
Fonte: BRITO, Francisco Sidney Nogueira de. Português 1: Como se preparar para concursos - São Paulo: Ediouro, 2005.
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Dicas para Concursos 1.
Dicas para Concursos 2.
Dicas para Concursos 3.
Dicas para Concursos 4.
Dicas para Concursos 5.
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segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Pedagogia: Educação Especial.
Onde ocorra o processo de ensino/aprendizagem, os pedagogos/as e educadores/as, deverão estar atentos. Quer seja na gestão, docência, empresas, hospitais, a.a.c.d.s etc.
Meu caro/a companheiro de profissão fique sempre atento e atualizado. Pois, o saber ser, o saber conviver, o saber fazer, bem como o saber aprender devem ser nossos pilares.
E não tenha medo de tentar por em prática o conhecimento.
Fique agora com um artigo, sobre educação especial. Para velo em tela cheia, clique no primeiro ícone superior direito.
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domingo, 18 de janeiro de 2009
Significar a Educação: Da Teoria à Sala de Aula
Significar a Educação: Da Teoria à Sala de Aula | |
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RESUMO: Este artigo apresenta uma reflexão sobre os históricos problemas da falta de significado dos conhecimentos escolares. Propõe o resgate histórico dos conteúdos e a sua significação na atualidade como um caminho da ressignificação das teorias, além de apresentar uma proposta metodológica que possa ajudar os professores na orientação do processo pedagógico, segundo teorias educacionais contemporâneas. Não é novidade o questionamento dos alunos: "Professor, para que serve isso? Qual é o significado disso? Por que estamos aprendendo isso?" Tais perguntas que, normalmente, são acompanhadas de respostas evasivas do professor, como: "Para que passes no vestibular! Para que sejas alguém na vida! Para que consigas passar de ano! ..." Essas respostas demonstram o pouco significado que tem para o próprio professor o conhecimento trabalhado. Assim como o aluno, do professor escutamos, também, muitas vezes, comentários do tipo: "Tenho que passar todo o programa! Já terminei o conteúdo! Passei todo o livro!" Alguns, às vezes, desabafam: "Nem eu mesmo sei para que estou ensinando esse conteúdo!" Outros criticam as arbitrariedades dos órgãos superiores (Direção da Escola, Ministério da Educação, ...) que lhes apresentam uma lista de conteúdos, que são obrigados a passar aos alunos. Não é objetivo nosso, neste texto, analisar a relevância ou não dos conteúdos, embora essa deva ser foco de reflexão das direções das escolas e dos professores, como já expressamos anteriormente (Hengemühle, 2004: 221). Aqui o objetivo é buscar respostas para situações-problema da educação que até o momento foram pouco abordados e, segundo nosso ponto de vista, são pontos limitadores muito relevantes das práticas pedagógicas. Nossas reflexões pretendem levar-nos a pensar e a apresentar propostas para as perguntas: "Por que o professor tem tanta dificuldade para significar, isto é, fazer significativos os conteúdos na contemporaneidade?, ou, como quer Paulo Freire, "Para mostrar a utilidade dos conteúdos?" "Por que as práticas pedagógicas mudam tão devagar, apesar dos vastos referenciais teóricos que temos hoje?" Interrogamo-nos, assim, como o fazem Wertsch e Smolka, citados por Daniels:
Essa problemática - a fragmentação entre a natureza humana, suas necessidades e as práticas de ensino e aprendizagem das escolas, onde também os saberes carecem de significado - é preocupação dos pedagogos há muito tempo e é também a nossa. Concordamos com Castoriadis quando diz que
Nos últimos anos, a produção teórica, voltada para a reflexão sobre COMO deve ser a educação para que se torne significativa, é vasta. No entanto, a prática tem demonstrado que está muito distante o dia em que esses ideais irão fazer-se efetivos na sala de aula. Como essa abordagem nos leva a buscar caminhos que possam "significar a educação: da teoria à sala de aula", comecemos por relatar alguns dos referenciais teóricos que são hoje quase uma unanimidade no meio educacional:
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Hoje é dia do Sagrado jejum Sri Kamada Ekadasi dia 19/04/2024 sexta-feira
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Justiça e Verdade Sérgio Biagi Gregório SUMÁRIO : 1. Introdução. 2. Conceito. 3. Considerações Iniciais. 4. Justiça: 4. 1. A Justiça em Aris...
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Sérgio Biagi Gregório SUMÁRIO : 1. Introdução. 2. Conceito. 3. Considerações Iniciais. 4. Princípios de Aprendizagem: 4.1. Do Conhecido para...
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Neste artigo o Professor Luiz Marins – com base em uma pesquisa publicada na Harvard Business Review: “Beware the Busy Manager” – divide os ...
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Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação , pesquisa Templo de...