quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Brasil tem um déficit de quase 300 mil professores de disciplinas básicas



A falta de professores é tão grande no Brasil que corremos o risco de sofrer um “apagão” de profissionais, principalmente nas áreas de Química, Física, Matemática e Biologia. O alerta foi dado pela Câmara de Educação Básica, em relatório divulgado em 2007. De lá para cá, a situação piorou. O déficit atual chega a quase 300 mil professores, de acordo com a professora Clélia Brandão, integrante do Conselho Nacional de Educação, da Câmara de Educação Básica e presidente da Comissão Bicameral de Formação de Professores.

“Faltam professores desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Hoje existem professores trabalhando na Educação Infantil só com a formação da escola normal, quando todos já deveriam ter o 3º grau completo. O quadro é preocupante, uma vez que todos sabem que a educação é a mola propulsora do desenvolvimento de qualquer país”, defende a professora.

Para Clélia, é fundamental a atenção urgente para alguns pontos, como infraestrutura das escolas, formação continuada dos professores, plano de carreira e salários que contemplem as necessidades fora da sala de aula, já que o docente precisa estudar, ler e aprender a lidar com as novas tecnologias.

“O Governo já tomou algumas iniciativas, como a criação do Plano Nacional de Formação de Professores. Isso é inédito no país, pois a União está assumindo a responsabilidade pela formação dos professores. Foi criada também a opção da segunda licenciatura, para contemplar professores que têm uma graduação, mas acabam dando aula em outra disciplina,o que é muito comum. Estamos lutando para que 10% do PIB (Produto Interno Bruto) seja destinado à educação. Se não conseguirmos isso, as metas do Plano Nacional de Educação não serão alcançadas”, ressalta Clélia.

O professor Mozart Neves Ramos, presidente-executivo da ONG Todos pela Educação, concorda com a opinião da professora Clélia. “Se não tornarmos a carreira de professor atrativa, o Brasil não vai longe. Em outros países, o salário dos docentes é mais atraente, existe plano de carreira, aqui não. Isso se reflete na sala de aula, na falta de professores em várias disciplinas, ou com gente dando aula sem formação adequada. O MEC (Ministério da Educação) tem feito um esforço para mudar o quadro, com a criação da Universidade Aberta e da Plataforma Freire (nessa última os professores podem se inscrever para complementar a formação), mas os resultados das políticas só poderão ser avaliados daqui a alguns anos”, explica.

Conheça a seguir as iniciativas de alguns estados na área de formação de professores:

Rio de Janeiro
Em dezembro de 2010 foi criada a Subsecretaria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro. De acordo com subsecretário Luiz Carlos Becker Junior, o objetivo da criação da subsecretaria foi justamente o de cuidar de forma mais ampla da gestão e da formação dos professores do estado. Atualmente existem 53 mil profissionais em sala de aula, mas ainda faltam 2 mil para suprir a carência das escolas.

"A universidade não está formando professores suficientes para dar aula em disciplinas como filosofia, sociologia e física, por exemplo. Temos autorização do governo para contratar profissionais temporários e professores sem licenciatura nas disciplinas em que já estão dando aula. Estamos trabalhando para ter carência zero de professores em 2012, pelo menos nas matérias básicas, e reestruturando nosso plano de carreira. O Ensino Médio do Rio ficou em 26º lugar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e precisamos trabalhar muito para reverter esse quadro", explica o subsecretário.

O município do Rio de Janeiro tem um déficit atual de 218 professores, segundo a subsecretária de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME), Helena Bomeny. "Quando a secretária Claudia Costin assumiu, em 2009, faltavam 7500 professores. Conseguimos reduzir bastante esse número. Um professor do município, que trabalhe 40 horas, ganha mais de R$ 6 mil no final de carreira. A cada três anos o profissional recebe um aumento de 5%. Acredito que essas iniciativas são fundamentais para valorizar o professor, para que ele sinta que é fundamental no processo de aprendizado", ressalta.

Paraná
No Estado do Paraná os professores podem ser contratados pelo que se chama Processo Seletivo Simplificado, e o contrato dura dois anos. De acordo com Meroujy Cavet, superintendente de Educação, o sistema não é ideal, por conta da rotatividade grande de profissionais, mas é uma alternativa.

"Queremos nomear 12 mil professores aprovados no concurso de 2007, o que vai ajudar a diminuir a rotatividade. Fizemos um plano de equiparação salarial e vamos dar um reajuste de 26% para os professores, dos quais 6% já foram concedidos", diz a superintendente.

Salvador
De acordo com informações da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), no final de 2010 foi realizado um concurso com 1600 vagas para professores, 200 coordenadores pedagógicos e 300 merendeiras. Atualmente a rede municipal de Salvador tem mais de 6 mil professores e mil estagiários, que dão apoio ao corpo docente e funcionários das unidades escolares. Em 2005, 3500 professores e 300 coordenadores foram nomeados.

São Paulo
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, em janeiro de 2011 foi autorizada pelo Governador do Estado a contratação de 25 mil professores aprovados em concurso realizado em 2010. Destes, 16 mil já se encontram atualmente cursando a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Paulo Renato Souza Costa.


Fontes: G1
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/noticias/45213/brasil-tem-um-deficit-de-quase-300-mil-professores-de-disciplinas-basicas
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terça-feira, 8 de novembro de 2011

Prova Brasil de Matemática - 5º ano: tratamento da informação

 

Prova Brasil de Matemática - 5º ano: tratamento da informação

O bloco Tratamento da Informação engloba a leitura de gráficos e tabelas simples e de dupla entrada. Nelas, o aluno deve encontrar dados para resolver problemas



As habilidades relacionadas à coleta e à organização de dados que permitam a resolução de problemas são analisadas no bloco Tratamento da Informação. Dentro do descritor 27, são abordadas tanto as tabelas de coluna simples como as de dupla entrada. Ao desenvolver as habilidades relacionadas à análise de ambas, cabe ao professor levar a turma a encontrar nelas informações que permitam responder a questões do tipo "quantos", "qual", "qual o menor" ou "qual o maior".

Para indicar qual a estação do ano com o maior número de visitantes em Londrina (veja o exemplo 1 no quadro abaixo), é necessário, após analisar a tabela, comparar os números. Para chegar à resposta correta da segunda questão, a criança tem de analisar uma tabela de dupla entrada. Depois, além de identificar a coluna que apresenta os valores do pagamento, ela tem de cruzar essa informação com a da linha que indica a condição do inscrito, o que gera uma complexidade maior.
Encontrar informações em tabelas (Descritor 27)
1. A tabela mostra o total de visitantes na cidade de Londrina durante as estações do ano. Qual foi a estação do ano com o maior número de visitantes?

Estações do ano
Total de visitantes (aproximadamente)
Verão 1.148
Outono 1.026
Inverno 1.234
Primavera 1.209
A) Inverno      B) Outono      C) Primavera      D) Verão

2. Um estudante pretende se inscrever para participar de um campeonato. O valor das inscrições está apresentado na tabela abaixo:

Categoria
Inscrições até 31/10
Na abertura do campeonato
Profissional R$ 60,00 R$ 70,00
Estudantes R$ 30,00 R$ 35,00
Sabendo que o estudante vai se inscrever na abertura do campeonato, qual o valor que ele vai pagar?

A) R$ 30,00      B) R$ 35,00      C) R$ 60,00       D) R$ 70,00
Orientação didática
Leitura de tabelas simples e de dupla entrada

Tabelas são uma boa forma de organizar os dados de uma pesquisa. Por exemplo, uma que mostre os meios de transporte utilizados pelos alunos. Numa coluna ficam os veículos, e na outra, o número de crianças que os utilizam. A tarefa se complica quando é preciso estabelecer relações em uma tabela de dupla entrada, como esta:
Produto
2001
2002
2003
Café
0,80
1,00
1,20
Açúcar
0,60
0,90
1,20
Diante da questão sobre quanto os preços crescem de um ano para o outro, o aluno tem de analisar a primeira coluna em relação às outras três que apresentam os preços nos vários anos.
Encontrar informações em gráficos (Descritor 28)
O gráfico abaixo mostra a quantidade de pontos feitos pelos times A, B, C e D no campeonato de futebol da escola. De acordo com o gráfico, quantos pontos o time C conquistou?
(A) 50                    (B) 40                    (C) 35                    (D) 30

Análise
Ao bater os olhos no tamanho das colunas e relacioná-las com os números da coordenada de pontos, percebe-se quanto cada time conquistou.

Orientações
Exercícios com gráficos precisam estar sempre presentes nas aulas de Matemática. Para dar a oportunidade de um contato significativo com essa forma de organizar a informação, incentive os estudantes a perguntar e falar o que compreendem sobre os gráficos e as tabelas. A produção de textos que trazem a interpretação de gráficos e a construção deles com base em informações de textos jornalísticos e científicos constituem pontos a destacar. Ao planejar as aulas, é essencial considerar que eles oferecem diferentes graus de complexidade no que se refere à leitura e à construção.

fonte http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/prova-brasil-tratamento-informacao-475990.shtml

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segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Homem de Bem Sri * krishna By Azullmarinho



Enviado por  em 04/07/2010

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Shiva Shankara, by Homem de Bem




Enviado por  em 18/01/2010
Shiva Shankara, by Homem de Bem.
Uma homenagem à Aldeia de Shiva. Parabéns pelo maravilhoso trabalho!
(www.xamanismoancestral.com.br)


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Govinda Jaya Jaya - Tomaz Lima




Enviado por  em 22/08/2011
Montagem Básica De Fotos Baixadas Da Web Sobre Música De Tomaz Lima (Homem De Bem)
Montagem De Marco Ars Zeemo (Eu)...KKKKKKKK


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Jai Uttal Shri Krishna




Enviado por  em 17/02/2008
This is my very first video production... be kind!
I read a lot of people requesting more Jai Uttal, so I have put this together as one of more to come... to satisfy that itch!
The four paintings near the end of the video, prior to the final image of Krishna, are my own artworks.
Please enjoy and gaze at each image in bliss!
Feedback welcome...


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Sons durante sono ajudam memória e aprendizado de idioma, mostra estudo




Sons durante sono ajudam memória e aprendizado de idioma, mostra estudo
Fonte: Folha Online
Autor: PAM BELLUCK do New York Times
Publicação: 04/12/2009
A ciência nunca acreditou muito na ideia de que se pode aprender chinês ou francês por meio de aulas em CD durante o sono. Se o aprendizado acontece dessa forma, afirma a maioria dos cientistas, a aula de língua estrangeira provavelmente está acordando o sonhador, e não levando os substantivos e verbos a entrarem em uma mente adormecida.
No entanto, um novo estudo sobre um tipo diferente de abordagem de áudio durante o sono traz esclarecimentos sobre como o cérebro adormecido funciona, e talvez podem acabar sendo úteis para pessoas que estudam língua estrangeira, estão se preparando para uma prova ou tentando memorizar falas de uma peça de teatro.
Cientistas da Northwestern University relataram que tocar sons específicos enquanto as pessoas dormiam as ajudava a se lembrar mais do que tinham aprendido antes de dormir, até o ponto onde memórias de fatos individuais eram aprimoradas.
Em um estudo publicado pela "Science", pesquisadores ensinaram as pessoas a mover 50 imagens para sua localização correta em uma tela de computador. Cada imagem era acompanhada por um som relacionado, como o miado de um gato ou o barulho de um helicóptero. Então, 12 participantes tiraram um cochilo, durante o qual 25 dos sons foram tocados, junto com um barulho de fundo.
Quando os participantes acordaram, nenhum deles percebeu que os sons tinham sido tocados, nem sabiam dizer quais tinham sido usados. Mesmo assim, quase todos se lembraram, de uma forma mais precisa, das localizações no computador das imagens associadas aos 25 sons que tinham sido tocados durante seu sono; o desempenho foi inferior com as outras 25 imagens.
"Pudemos dar pistas às pessoas sobre informações específicas que elas tinham aprendido", disse Ken A. Paller, neurocientista cognitivo da Northwestern e coautor do estudo. "A ideia é que, durante o sono, a consolidação da memória continua e esse ensaio é uma boa forma de fortalecer memórias. Nós mostramos que você pode absorver informações durante o sono usando o sistema auditivo, e que você pode dar pistas a esse ensaio fornecendo sons específicos de cada episódio do aprendizado".
O estudo traz outra dimensão a uma teoria de que o sono permite ao cérebro processar e consolidar memórias.
Perfume
Um estudo realizado em 2007 descobriu que as pessoas que receberam borrifadas de perfume de rosas enquanto aprendiam uma tarefa se lembraram melhor da tarefa quando também inalaram essência de rosas enquanto dormiam. Porém, a nova pesquisa sugere que memórias individuais podem ser explicitamente escolhidas para reforço.
"Nunca pudemos manipular memórias específicas", disse Matthew P. Walker, neurocientista da Universidade da Califórnia, em Berkeley, que não esteve envolvido no estudo.
"Se podemos amplificar experimentalmente o processo de reforço da memória ao forçar esses sons de volta para o cérebro enquanto dormimos", disse Walker, "isso pode realmente nos dar uma ideia de como funciona o mecanismo".
Robert Stickgold, neurocientista cognitivo de Harvard, que não participou do estudo, observou que os pesquisadores não reproduziram frases literais para forçar uma recapitulação da memória, como "o gato está na parte inferior esquerda". Em vez disso, tocaram sons associados a uma imagem e uma tarefa espacial. Esses sons também faziam sentido --o miado não acompanhava a imagem da dinamite, por exemplo.
"Não é que você os tenha feito lembrar o que precisavam saber", disse Stickgold, "mas você os lembrou de uma memória mais ampla que eles precisavam saber". Nem todos os cientistas que estudam o sono ficaram impressionados.
Robert P. Vertes, professor de neurociência da Florida Atlantic University, afirmou que os resultados mostraram "um efeito tão mínimo que chega a ser insignificante", acrescentando que o efeito era ainda menos importante porque os participantes do estudo que permaneceram acordados apresentaram uma lembrança igualmente boa com a ajuda dos sons.
Os autores disseram que mais pesquisas são necessárias, mas acrescentaram que, embora se espere que as pessoas acordadas se saiam melhor com a ajuda dos sons, o estudo foi significante, pois sugere que as pessoas podem ser treinadas durante o sono.
Sara C. Mednick, professora assistente de psiquiatria da Universidade da Califórnia, em San Diego, que não participou do estudo, ficou intrigada pelo fato de que os participantes adormecidos aparentemente apresentaram leves mudanças elétricas em suas ondas cerebrais logo após o toque dos sons, sugerindo que o cérebro repassava "experiências anteriores".
Os autores afirmaram estar interessados em saber por quanto tempo o aprimoramento da memória ficaria retido após o despertar, e se "esse tipo de coisa acontece com o sono noturno", disse John D. Rudoy, coautor e doutorando da Northwestern.
Os participantes tiraram cochilos de 90 minutos ou menos, tempo suficiente para cair em um sono de ondas lentas ou profundo, mas não REM. Alguns cientistas acreditam que no sono de ondas lentas o cérebro reforça memórias factuais, enquanto o sono REM classifica e organiza as memórias.
Os autores e outros especialistas disseram que a principal contribuição do estudo era ajudar a entender o processo de produção e reforço da memória no cérebro; ou, como colocou Walker, "como é importante dormir oito boas horas de sono".
Entretanto, Paller está buscando saber se ajudas auditivas poderiam ajudar a reforçar a terapia cognitiva comportamental para pessoas com depressão ou ansiedade. Além disso, em outras áreas, disse ele, o método provavelmente não poderia ensinar informação, mas reforçar algo já aprendido.
"Uma de nossas hipóteses é que as notas do SAT (avaliação exigida para entrar em curso superior nos Estados Unidos) podem ser melhoradas", disse ele. Pode ajudar "um jogador de futebol que está tentando aprender estratégias de jogo", acrescentou Paller. "Até ajudar a lembrar o nome das pessoas".


fonte: http://www.arunayoga.com.br/?imprensa/mostrar/127

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Siva Sutra Swami

Siva Sutra Swami
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Monografia Nadia Cardoso




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domingo, 6 de novembro de 2011

Atendimento a uma crianca com defict em habilidades sociais

Atendimento a uma crianca com defict  em habilidades sociais - Skinner


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Acontece na Faculdade de Educação da Unicamp em novembro.


seta ENCONTRO do GEPEJA
Diagnóstico da qualidade de ensino na Educação de Jovens e Adultos, c/ Profa. Dra. Jane Paiva (UERJ) e Profa. Dra. Geruza Cristina Meirelles Volpe (UFJF). Dia 04/11, às 9h00, no Salão Nobre da FE. Realização: GEPEJA/ DEPASE
  tr
  seta VII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento
de 08 a 10/11, na FE/Unicamp. Realização: APG/FE
Para inscrições e outras informações, visite o site:
http://www.viiseminario.blogspot.com/
  tr
  seta FÓRUM PERMANENTE DESAFIOS DO MAGISTÉRIO
As diferentes faces do racismo e suas implicações na escola
Dia 16/11, das 9h às 17h, no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp. Realização: FE - Faculdade de Educação; ALB - Associação de Leitura do Brasil e Grupo RAC
Inscrições gratuitas online e programação completa:
http://foruns.bc.unicamp.br/magis/
foruns_magis.php
  tr
  seta 3º Seminário de Pesquisa ALLE - 2011
Aspectos grafico-editoriais e pedagogia nos livros de alfabetização. Final do século XIX e início do século XX, c/ Profa.Dra. Isabel Frade - CEALE/UFMG. Dia 17/11, às 14h00, na Sala LL08
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  seta PALESTRA
Filosofia em Sala de Aula, c/ Profa. Dra. Lídia Maria Rodrigo (FE / Unicamp).
Dia 17/11, às 19h, na Sala da Congregação da FE. Realização: PIBID UNICAMP (Sub-Projeto "Ciências Humanas no Ensino Médio"); DEFHE / FE / Unicamp
   
  setaSeminário de Educação Social e Educação Não Formal
De 17 a 19/11, na Câmara Municipal de Campinas e no Centro de Convenções da Unicamp
Programação, inscrições (gratuitas online) e outras informações: http://www.aeessp.org.br/
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trtraco

WORKSHOP
Encuestafacil: um novo instrumento para aplicação de questionários em trabalho científico, c/ Profa. Tania Alencar de Caldas. Dia 18/11, das 9 às 12h00, na sala ED08. Realização: Grupo de Pesquisa GEPES
Inscrições LIMITADAS online:
http://www.fae.unicamp.br/informatica/dform-dev/gera.php?form=encuesta

IX ENCONTRO DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNICAMP
Dia 24/11, na Faculdade de Educação
- Inscrições com Apresentação de Trabalho (Estudantes da Unicamp) - até 08/11/2011
- Inscrições sem Apresentação de Trabalho (Estudantes da Unicamp e/ou Público em Geral) - até 24/11/2011
Informações adicionais: <faça download do folder>
Inscrições antecipadas pela site:
http://www.fae.unicamp.br/informatica/dform-dev/gera.php?form=formprof
VII ENFOCO - Encontro de formação continuada de professores de ciências
"Políticas e Práticas de Reformas Curriculares Oficiais de Ciências na Escola Fundamental"
dias 25 e 26/11/2011, na Unicamp. Inscrições e outras informações:http://www.fe.unicamp.br/enfoco

FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UNICAMP

Av. Bertrand Russell, 801
Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
13083-865 - Campinas - SP - Brasil

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